A Escola de Enfermagem Magalhães Barata, o Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), celebrou nesta quarta-feira, 10, o aniversário de 77 anos com a inauguração da placa em homenagem a toda equipe de docentes, discentes, técnicos e apoiadores que atuaram no enfrentamento da Covid-19 e se voluntariaram na campanha de imunização contra o vírus.
O evento contou com a participação do reitor Clay Chagas, da vice-reitora Ilma Pastana, do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Emanuel Sousa, da vice-diretora do CCBS, Simone Beverly, e da coordenadora do Campus IV e do Curso de Enfermagem, Margarete Bittencourt, além das chefias de departamentos, professores, alunos e técnicos administrativos.
O Campus IV abriga o curso mais antigo da Uepa, criado em 1944 por meio do sanitarista João de Barros Barreto e do diretor do Departamento Nacional e Estadual de Saúde, Waldir Bouhild. Segundo o reitor da Uepa, Clay Chagas, comemorar mais um ano de atuação é celebrar um legado que vem sendo construído com o tempo e que se demonstrou muito importante durante a pandemia. “O Curso de Enfermagem, que funciona nesse campus, demonstrou a sua importância durante toda essa pandemia e estar aqui celebrando a sua existência é de grande valor para a população paraense”, afirmou.
Para a coordenadora do Campus IV e do Curso de Enfermagem da Uepa, Margarete Bittencourt, o dia é para celebrar duas vezes, pois além do aniversário da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, também houve a inauguração da placa que homenagea todos aqueles que lutaram pela comunidade paraense durante a pandemia do novo Coronavírus. “Me sinto muito feliz pelo reconhecimento do legado que está sendo transmitido pela Escola de Enfermagem da Uepa e, principalmente, por podermos também homenagear aqueles que atuaram lado a lado com a gente no combate contra a pandemia e se voluntariaram na campanha de vacinação em prol da comunidade paraense”, disse.
Além das homenagens, a programação contou com uma celebração eucarística de Ação de Graças presidida pelo padre Elói Souza, apresentação musical e um torneio de volêi.
Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)