Aberta seleção para doutorado interinstitucional

Enviado por Ize Sena em Ter, 03/02/2015 - 00:00
Ao todo, 18 vagas são ofertadas por meio de convênio acadêmico entre a Uepa e a USP, para o Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. O período de inscrições é de 25 de fevereiro até 4 de março de 2015.
 
A partir do dia 25 de fevereiro até o dia 4 de março de 2015, estarão abertas as inscrições para seleção ao Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade de São Paulo (USP). São ofertadas 18 vagas para o Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. O DINTER é regido pelo convênio acadêmico entre as duas instituições, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 25 de novembro de 2014.
 
Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico na página do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP e enviar os seguintes documentos: Comprovante da Graduação: cópia do diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão do Curso Superior; Histórico Escolar em que conste a data da colação de grau; Currículo LATTES, sem comprovantes; RG (não serão aceitos outros documentos de identidade) e CPF; para estrangeiros, RNE ou Passaporte; Diploma de Mestrado (frente e verso); Projeto de pesquisa; Comprovante de anuência da Uepa, expedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); Declaração informando qual a língua estrangeira escolhida para a prova de proficiência ou certificado de proficiência em língua estrangeira válido.
 
A seleção é composta por três etapas. São elas: a prova de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão. A opção pela língua estrangeira deve ser feita no ato da inscrição), prova dissertativa e entrevista sobre o currículo e o projeto de pesquisa.
 
A prova de proficiência em língua estrangeira ocorrerá no dia 10 de março de 2015, das 16h às 18h. Os candidatos aprovados nessa primeira etapa passarão a fazer a prova escrita no dia 11 de março, das 9h às 13h. Para a terceira etapa passarão aqueles que atingirem a nota mínima 7,0 (sete), que serão entrevistados no dia 12 de março, a partir das 9h.
 
 
 
Texto: Janine Bargas
Foto: Thais Morais