Repleta de homenagem e celebração. Assim foi marcada a manhã desta segunda-feira, 22, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), local da solenidade de certificação do Curso de Aperfeiçoamento de Inspetores e Subinspetores da Guarda Civil Municipal de Ananindeua, promovido em parceria da Guarda Municipal com a Uepa.
A solenidade dos 141 civis militares foi resultado do projeto pioneiro no estado do Pará que visa a promoção e qualificação dos profissionais de segurança pública. O aprimoramento profissional habilita os guardas a exercerem cargos de chefia e liderança nas funções institucionais e com conhecimento de técnica.
Durante a comemoração foram homenageados os destaques de desempenho das três turmas, uma de inspetores e duas de subinspetores, divididos entre os grupos Bravo e Alfa. Também foram homenageados, pela parceria e comprometimento na promoção deste projeto, o reitor da Universidade, Clay Chagas; o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, representado pelo Vice, Érick Monteiro; o governador do Estado, Helder Barbalho, representado pelo secretário de Segurança do Estado, Ualame Machado; e Aiala Colares, coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab), e um dos professores da capacitação.
Em meio aos discursos realizados em agradecimento foi enfatizada a importância de promover capacitações como esta. Um deles, discorrido pelo guarda de Primeira Classe, Ricardo Amador, ressaltou que com "este curso, a Uepa nos deu asas. Nos amparou e nos preparou da melhor forma possível para atendermos todos que estão à nossa volta’’.
Sobre a capacitação
Renata Risuenho, diretora de Ensino da Guarda Civil Municipal, afirmou que a matriz curricular ministrada foi aprovada pela Diretoria de Ensino e apresentada como proposta da própria Guarda. A capacitação foi realizada em tempo integral, tendo a carga horária de 180h. O objetivo foi inserir elementos da matriz curricular neste Guarda Municipal, pois é um dos pré-requisitos para que haja a promoção. “No curso já institucionalizado pela Uepa foram abordadas questões operacionais, técnicas e o viés científico elencado com a Universidade”, declarou.
A também pedagoga afirma que este é um momento histórico. "Para nós, é um momento histórico a nível de Prefeitura, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança, e todos os nossos parceiros, visto que este é o primeiro curso a ser realizado em nosso estado”, finaliza Renata.
Texto: Larissa Silva (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (AscomUepa)