Mostra Experimenta Enem ajuda alunos a resolverem questões de Química

Enviado por Guaciara Freitas em Qui, 25/11/2021 - 12:56

Dezesseis experimentos sobre diferentes conteúdos de Química, como funções inorgânicas, cálculos estequiométricos, termoquímica, eletrólise, velocidade de reações, chuva ácida, equilíbrio químico, reações e propriedades de compostos orgânicos compõem a I Mostra Experimenta Enem, desenvolvida no âmbito do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido na Universidade do Estado do Pará (Uepa). 
 
Às vésperas da prova de Ciências da Natureza e Matemática, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada no domingo, 28, a Mostra reúne experimentos com o objetivo de auxiliar os alunos do ensino médio na resolução de questões do Enem, que requerem um raciocínio experimental. O primeiro colégio a receber a programação, foi a Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira, na manhã de quarta-feira, 24. Hoje, 25, à tarde, e amanhã, nos períodos da manhã e tarde, a programação acontece na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Albanízia de Oliveira Lima.
 
Professora Lucicléia Pereira da Silva, coordenadora do projeto Práxis Profissional: Uma Construção Colaborativa na Interface Universidade-Escola, parte do subprojeto Pibid-Química, afirma que a ideia de organizar uma mostra de experimentos, voltada para alunos da educação básica que irão realizar o Enem, nasceu de uma preocupação com o baixo índice de acertos em questões de Química, especialmente as que requerem um raciocínio experimental. "Como a maioria não vivencia aulas experimentais nas escolas públicas, esta é uma oportunidade de ensiná-los a resolver este tipo de questão, ampliando o acesso aos métodos de construção do conhecimento científico e a possibilidade de acerto na prova", acentuou a professora. 
 
Ainda de acordo com Lucicléia, outro ponto importante, refere-se à formação inicial dos graduandos, que na atuação como bolsistas desenvolveram competências e habilidades para produzir novos materiais, explorando o potencial da experimentação, integrando teoria e prática durante a resolução das questões. E durante a mostra eles têm a oportunidade de interagir com os alunos do ensino médio.
 
Na escola Augusto Meira, as turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio ano visitaram a I Mostra Experimenta Enem em horários alternados, para evitar aglomeração e manter os cuidados necessários em razão da pandemia de Covid-19. Nas bancadas dos experimentos, os estudantes eram recebidos pelos bolsistas Pibid e futuros professores de Química, que algumas vezes estavam diante de alunos na mesma faixa etária deles. "Pelo fato de eles terem quase a mesma idade que a gente, no início eu tinha um pouco de receio que eles não nos respeitassem, mas isso realmente não aconteceu, porque eles são muito respeitosos e recebem muito bem o auxílio que nós tentamos dar a eles", afima Flávia Alcântara, aluna do 6º semestre da Licencitura em Química.
 
O diretor da escola Augusto Meira, professor José Messiano Trindade Ramos reassaltou a boa acolhida que a equipe teve ao projeto, por reconhecer como uma forma de contribuir com o ensino. "A nossa escola é muito aberta a essas propostas inovadoras", afirmou. Já a professora de Química, Lúcia Teixeira, supervisora do projeto na escola, avaliou a importância de ajudar os alunos da licenciatura a terem contato com aqueles que serão seus futuros alunos. "É notável a diferença na formação do aluno que passa pelo projeto, porque ele tem a oportunidade de vivenciar o ambiente da escola por 13 meses, participando de atividades docentes, projetos e de um conjunto de experiências ricas", conclui. 
 
Experimetos disponíveis em vídeo
Além da mostra presencial nas escolas parceiras, o projeto também incluiu a produção de vídeos pelos bolsistas, com a orientação da professora Lucicléia e dos supervisores de área nas escolas, Lúcia Teixeira,  Glória Maria Costa e Dalglish Oliveira. Produzidos com o apoio do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Uepa, os vídeos apresentam a resolução das questões e estão disponíveis no canal do Curso Licenciatura em Química no YouTube
 
A disponibilização dos vídeos foi uma medida alternativa para os estudantes de outras escolas, pois nesta primeira edição do Experimenta Enem o atendimento presencial foi restrito aos alunos das duas escolas parceiras. "Inicialmente, pensamos em convidar as escolas e alunos do entorno, no entanto, ainda estamos com restrições em decorrência da pandemia da Covid-19", explicou professora Lucicléia. 
 
Texto e fotos: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)