Planetário do Pará realiza entrega de doações em Natal Solidário

Enviado por Marilia Jardim em Sex, 10/12/2021 - 12:12

Por mais um ano, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) realizou a entrega de donativos da campanha Natal Solidário. As doações ocorreram durante uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, 10, com a presença do reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas, da diretora do CCPPA, Alcylena Coelho, juntamente com vários integrantes da equipe do Planetário, e dos representantes da Comissão Solidária da Vila da Barca, Inês Medeiros e Pauer Martins, que receberam os produtos em nome da Associação dos Moradores da Vila da Barca.

Professora Alcylena destacou como essa é mais uma forma da instituição devolver à sociedade, o resultado das ações desenvolvidas no Planetário. "E mesmo em tempos de pandemia, com várias limitações, conseguimos fazer uma boa arrecadação”, avaliou. Os itens foram trocados por ingressos das visitas presenciais desde setembro. A diretora do CCPPA também enfatizou que os jovens se entusiasmaram para participar ativamente da campanha, o que garantiu a arrecadação de mais de 800 quilos de alimentos não perecíveis.

O reitor da Uepa, Clay Chagas, parabenizou o Planetário do Pará pela iniciativa e lançou um desafio para o próximo ano, o de entregar as doações diretamente à comunidade. “Ano que vem, vamos idealizar e levar as doações diretamente para a comunidade. Vamos marcar um dia e levar uma parte do Planetário para a comunidade. Quem sabe a gente não desperta nesses garotos essa vontade da ciência, de querer estudar ainda mais, de entender que eles podem mudar a realidade por meio dos estudos. O maior presente não é para quem tá recebendo, mas para quem tá entregando”, concluiu professor Clay. Na avaliação do reitor, ações como esta, significam “devolver de alguma forma, para a sociedade, o que ela investe na gente”.

Inês Medeiros, representante da associação que recebeu as doações, agradeceu, em nome de todos, pelo recebimento dos itens. Para ela, esse momento "é importante, porque nesse período em que a gente ainda vive em pandemia, as pessoas em vulnerabilidade social são as mais afetadas. Então, destinar as doações para algumas dessas famílias é garantir a ceia de Natal. Para as pessoas que não vislumbram melhoras, essa ajuda, às vezes, é a única alternativa para se alimentar e alimentar as famílias", afirmou.

Os estagiários do CCPPA também participaram da ação, que marcou o final das atividades do Planetário em 2021. Os atendimentos ao público já foram encerrados, mantendo-se apenas o funcionamento interno. Mas, os agendamentos de visitações para 2022, por parte das escolas, já podem ser feitos pelo e-mail agenda.planetario@uepa.br ou pelo telefone (91) 3216-6303, de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Foto: Rebeca Costa (Ascom Uepa)