Comissão de Biossegurança divulga nota sobre Síndrome Gripal

Enviado por Ize Sena em Sáb, 15/01/2022 - 11:47

 

A Comissão de Biossegurança da Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga neste sábado, 15, as novas orientações para o manejo dos afastamentos, isolamentos e quarentenas para Síndrome Gripal. A seguir, o texto na íntegra:

 

"Considerando que : 

1. O número de casos de síndrome gripal associado a COVID-19, Influenza e a gripe comum vem aumentando nos últimos dias em todo o pais;

2. a rede pública e privada tem disponibilizado testes para a confirmação dos casos;

3. a vacinação contra a COVID-19 e influenza está disponível nos postos de saúde ;

4. a sazonalidade dos estados gripais em época de aumento da frequência e volume das chuvas no nosso estado;

5. o retorno das aulas presencias aprovado pelo CONSUN,

 

A comissão de Biossegurança para a COVID-19 da UEPA estabelece as novas orientações para o manejo dos afastamentos, isolamentos e quarentenas para Síndrome Gripal no âmbito da UEPA.

 

- Pacientes com diagnóstico confirmado de COVID -19 ou influenza sintomáticos:  devem ser afastados e manter isolamento de 7 dias a partir da data de início dos sintomas. Retorno das atividades após esse período desde que esteja assintomático e com esquema vacinal completo. Não há necessidade de nova testagem para o retorno. Se ainda sintomático no 7º dia , manter isolamento até o 10 º dia a partir do início dos sintomas .

 

- Pacientes com diagnóstico confirmado de COVID -19 ou influenza assintomáticos : devem ser afastados e manter isolamento de 7 dias a partir da data da detecção do teste . Retorno das atividades após esse período desde que permaneça assintomático e com esquema vacinal completo. Não há necessidade de nova testagem para o retorno.

 

- Contactantes próximos : são os que se enquadram nas seguintes situações:

 

a) Contato com caso confirmado , por mais de 15 minutos com uma distância menor que 2 metros e sem máscara. 

b) Contato domiciliar ( morando na mesma residência ) com casos confirmados .

Devem ser afastados por 7 dias a partir da exposição e testados por RT-PCR no quinto dia após o contato. Se o teste for negativo deve retornar ao trabalho. Se positivo mantém o isolamento por 7 dias após a data do exame e retorna após esse período desde que esteja assintomático.

Todos os casos de afastamentos devem ser comunicados a chefia e/ou ao acadêmico através do envio do resultado do teste e/ou atestados médicos.

 

Em virtude do surto atual, essa comissão recomenda de forma rigorosa, o uso correto  das máscaras em todos os ambientes da UEPA e se possível que se evite  aglomerações .

 

Essas orientações podem ser modificadas a qualquer momento de acordo com as condições sanitárias".