Para dar continuidade e fortalecimento às atividades de pesquisa, o Laboratório de Análises e Pesquisas de Alimentos e Água (Lapaa), localizado no Campus XX da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Castanhal, foi institucionalizado e já está em atuação. A proposta foi aprovada no dia 22 de dezembro de 2021, em cumprimento a decisão do Conselho Universitário (Consun) da instituição. De acordo com a coordenadora do Lapaa, a doutora Josyane Brasil, o processo para obter a institucionalização tem como objetivo dar identidade ao laboratório: "Essa etapa formaliza o funcionamento do espaço e das atividades realizadas, que são de suma importância para dar suporte às atividades de pesquisas", explicou a responsável pelo local.
A implantação do Laboratório surgiu para fortalecer as pesquisas e pós-graduação nos Campi da interiorização, além de trazer melhorias da qualidade de pesquisas que já são desenvolvidas pelos alunos e professores de graduação do Campus de Castanhal. Com a nova colocação do Lapaa, a vice-coordenadora, doutora Elen Vanessa, cita as novas oportunidades como o "suporte para desenvolvimento e criação de novos cursos de pós-graduação na área de Tecnologia de Alimentos e demais cursos ofertados pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) Uepa, tanto em Castanhal, como em outros Campi, além da comunidade externa como instituições públicas e privadas que são parceiras da Universidade".
"O Lapaa visa desenvolver a pesquisa tecnológica e a inovação nas áreas de avaliação e controle de qualidade de alimentos e produtos agroindustriais. Temos a pretensão de futuramente atender a demanda da comunidade externa, incluindo empresas, como indústrias de alimentos, companhias de saneamento e tratamento de água, hospitais e prefeituras, órgãos públicos e pequenos produtores que buscam a certificação de produtos artesanais", explica a coordenadora Josyane. Entre os serviços ofertados estão inclusos a realização de análises físico-químicas e microbiológicas em amostras de alimentos e de águas destinadas ao consumo humano e aplicações industriais.
No local, haverá realização de análises para determinação da qualidade microbiológica de alimentos, como contagem de fungos, contagem de bactérias e entre outros. Na área da Físico-Química dos alimentos, são desenvolvidas observações de umidade, cinzas, proteínas, lipídios, composição centesimal, pH, entre outras. Por último, a área molecular é voltada para o desenvolvimento de análises de identificação de microrganismos em alimentos, seguindo os novos padrões microbiológicos determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a área de alimentos.
Texto: Vitória Reimão (Ascom/Uepa)
Foto: Arquivo Ascom/Uepa