Inscrições abertas para ouvintes no X Seminário de Integração Científica

Enviado por Marilia Jardim em Sex, 11/02/2022 - 13:52
 
O X Seminário de Integração Científica (SIC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com as inscrições abertas para ouvintes. Com o tema Uma década de SIC/UEPA: desenvolvendo a ciência para enfrentar a pandemia de Covid-19, o evento será realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro, totalmente on-line, com transmissão pelo canal de YouTube da Universidade. Os interessados podem se inscrever na página do evento.   
 
Neste ano, as comunicações foram realizadas através de produção audiovisual dos pesquisadores, que facilitará aos inscritos a consulta posterior a todo material produzido para o evento. O X SIC é uma realização da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Uepa em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
 
O evento foca nas pesquisas relacionadas à pandemia de Covid-19, que abordam desde estudos epidemiológicos e farmacoepidemiológicos, tecnologias utilizadas para acompanhar e minimizar os efeitos do vírus, até investigações relacionadas aos impactos sociais e clínicos da doença. O objetivo do Seminário é também apresentar a síntese de todas os trabalhos realizados no Programa de Iniciação Científica da Uepa, que recebem financiamento da Universidade, Capes, Fapespa e CNPq. Os outros conteúdos, que não estejam relacionados ao Covid-19, estarão disponíveis de forma virtual e poderão ser acessados a qualquer momento pelos participantes.
 
Os certificados de ouvintes serão emitidos aos interessados que participarem da programação das lives nos dias 17 e 18 de fevereiro, com pelo menos 75% de frequência, a qual será atestada por meio da assinatura das listas disponibilizadas ao longo do evento, por meio do chatNo total, 138 alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), 64 alunos da pós-graduação, além de docentes da Universidade, participam do evento com comunicação de pesquisas, em diversas áreas de conhecimento. 
 
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Freitas, destaca a qualidade das comunicações inscritas e a importância de eventos como este para a disseminação de conhecimento durante a pandemia. “Todos são excelentes trabalhos, mas temos trabalhos resultantes de um grande projeto chamado Pós-Covid coordenado pelo professor Fábio Falcão, que se dedica a avaliar as sequelas do Covid-19 em pacientes acometidos, por exemplo. Porém, apesar do foco do evento ser a produção relacionada à pandemia, teremos possibilidade de conhecer trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas da graduação e pós-graduação em outras áreas de pesquisa também”, finaliza.
 
Texto e foto: Nailana Thiely (Organização do evento)