O desafio de tornar-se mulher, como ensina a filósofa Simone de Beauvoir, marca as reflexões sobre lutas, resistências e conquistas das mulheres, na programação realizada em diversos campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que iniciaram nesta terça-feira, 8, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e se estendem por todo o mês. No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) vários espaços receberam atividades voltadas à saúde mental e física da mulher, serviços estéticos e palestras sobre preservação contra a violência de gênero.
Para a vice-diretora do CCBS, Simone Beverly, o dia de hoje é uma lembrança do que deveríamos fazer todos os dias para as mulheres que atuam lado a lado conosco, seja no âmbito familiar ou profissional. “Nosso centro sempre olhou para a figura feminina com respeito e valorização, talvez porque nosso campus seja majoritariamente de mulheres, mas principalmente, por sabermos que a força da mulher é o que criou a humanidade e a mantém viva e seguindo”, afirmou.
No Campus XX da Uepa, em Castanhal, um momento de integração reuniu a equipe do local. No Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), foi realizado um café da manhã no hall do Centro, para as servidoras. E ainda durante esta semana, na quinta-feira, 11, a partir das 19h, o Grupo de Pesquisa de Gênero, Feminismos e Sexualidades (Gefes) realizará uma live, no canal da Uepa no YouTube, para debater a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual, Moral e Preconceito na Uepa.
Desde fevereiro, está disponível, de forma on-line, uma proposta de resolução que irá dispor sobre normas e procedimentos que devem se tornar medidas adotadas em casos de assédio moral, sexual e quaisquer formas de preconceito está recebendo colaborações de servidores e discentes. As contribuições serão consideradas na elaboração da versão final de uma resolução a ser submetida ao Conselho Universitário da instituição ainda neste mês de março.
Na próxima sexta-feira, 11, a programação será realizada na reitoria, com serviços de saúde e vacinas, ações educativas, feira de mulheres empreendedoras e desfile de modas. “Queremos fazer uma programação que aconteça durante todo o mês, durante todo o ano”, afirmou a vice-reitora, Ilma Pastana.
Nessa mesma data o campus da Uepa, em São Miguel do Guamá recebe ações promovidas pela Santa Casa, pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP) e Secretaria de Saúde do município.
O Centro de Ciências e Planetário do Pará, por meio do Coletivo Taina Kan, também realiza uma programação de semana da mulher de 9 a 11 de março, com roda de conversa sobre as ações do grupo, mesa redonda e palestra virual, além da visita ao Planetário pelas mulheres da Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (Orvam). A programação completa está disponível no Instagram.
Já no campus XVIII da Uepa, as sextas-feiras serão dedicadas à mulher. No dia 11, haverá exposições e exibição de filmes. Dia 18, acontece o Sextou com Inovação: O Empreendedorismo Feminino e na última sexta do mês, o encerramento da programação é com palestras e rodas de conversa sobre amor próprio e empoderamento. “Nós vamos reunir várias representações dentro do nosso campus, incluindo a Incubadora, a Empresa Júnior Aligare e os servidores. Na abertura vamos ter um coquetel de abertura com falas de mulheres em diversos cargos e situações da vida”, afirma a coordenadora do campus, professora Natácia Silva.
Texto: Daniel Leite Jr e Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Daniel Leite Júnior (Ascom Uepa)