A Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou hoje, 10, uma cerimônia para promover o lançamento do Projeto Gestão do Esporte Universitário no Pará, com a presença de autoridades responsáveis pelo desenvolvimento do projeto para assinatura do termo. A ação contou com a participação do reitor da universidade, Clay Chagas, da vice-reitora Ilma Pastana, do presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho, Jonas Elias da Rocha (Fapespa), Reginaldo Abreu, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e também do coordenador do projeto, professor Higson Coelho.
A Gestão do Esporte Universitário no Estado do Pará será desenvolvido em modelo integrado e inclusivo, com foco na formação técnica e profissional em desporto universitário. O projeto desenvolveu o próprio aplicativo tecnológico, e objetiva gerar um laboratório tecnológico de performance e análise esportiva universitária da Uepa, além da criação da Superliga Universitária do Pará.
A organização do projeto estima o envolvimento direto de mais de 36 cidades do estado e alcançar até 85 mil alunos. “O projeto tem o intuito de democratizar a prática esportiva no âmbito universitário e de centralizá-la, para todos os campi das universidades públicas do Estado do Pará, então ele não vai ficar restrito à Região Metropolitana de Belém”, esclarece o coordenador do projeto.
Ações como o mapeamento das regiões de integração do Esporte Universitário do Pará, que inclui 62 campi e polos participantes, bem como o mapeamento do Paradesporto Universitário do Pará, já foram iniciadas. Da mesma forma, a proposta visa avaliar a realidade do esporte universitário, a partir da análise do desempenho multidimensional de acadêmicos das universidades públicas das regiões de integração do Estado do Pará.
“Esse projeto vai unir todo Pará em torno do esporte universitário. O momento é muito importante porque teremos o maior evento esportivo universitário da região norte, acontecendo no estado do Pará”, comentou Marcel Botelho, que também agradeceu a Uepa, por estar à frente desse projeto, integrando todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Pará. O reitor da Uepa destacou que o projeto envolve as comunidades acadêmicas de todas as universidades públicas da região paraense. “É muito importante que a gente compreenda o quanto o esporte é importante para a formação dos nossos estudantes”, ressaltou professor Clay Chagas.
Nesse sentido, o projeto vai focalizar os efeitos da prática do esporte universitário sobre as dimensões físicas, psicossociais, educacionais e funcionais de acadêmicos das instituições, levantando indicadores capazes de medir os impactos multidimensionais do esporte universitário na realidade acadêmica, conforme explica o professor Higson.