Inauguração de novos espaços no Campus XVIII da Uepa

Enviado por Guaciara Freitas em Ter, 15/03/2022 - 16:24

 

Em Cametá, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebrou nesta terça-feira, 15, a inauguração de um conjunto de espaços que vão contribuir com as dinâmicas de atividades do campus XVIII no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. 

 

O Espaço de Incubação de Empresas, o campo de futebol, o Espaço de Convivência e as obras de revitalização do campus foram inaugurados em cerimônia com participação do reitor da Uepa, Clay Chagas, do pró-reitor de gestão e planejamento, Carlos Capela, da coordenadora do campus, professora Natácia Silva, do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, da coordenadora do programa Forma Pará, Edilza Fontes, do presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho e do Prefeito de Cametá, Victor Cassiano.

 

O Espaço de Incubação de Empresas é o segundo da universidade e o primeiro fora da capital. O objetivo da instituição com a criação deste espaço físico é acolher empreendimentos locais, de pequenas ou microempresas, para oferecer suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor, de modo a contribuir com o desenvolvimento de atividades econômicas, geração de renda e emprego na região do Baixo-Tocantins. “Nós precisamos avançar nas políticas sociais, por meio de projetos como os da incubadora. Precisamos levar a Universidade para fora dos muros. Não dá pra pensar só internamente. Não é porque os jovens não vão estar na universidade como alunos que a gente não pode levar conhecimento para as comunidades rurais. Isso a Universidade também faz”, afirmou o professor Clay Chagas. 

 

O reitor também ressaltou que a Universidade trabalha em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a prefeitura, para levar conhecimento para a comunidade e melhorar a qualidade de vida dos jovens. 

 

A coordenadora do campus, professora Natácia Silva conta que tudo foi muito planejado e sonhado para atender toda a região do baixo Tocantins e os agricultores da região. “Chegou a vez de mais de 2.500 agricultores, quero agradecer a Sectet. Essa é uma região tão rica e tão pobre. Agora com nossa incubadora, vamos desenvolver nossos projetos, com a parceria de todos”, declarou professora Natácia.

 

O Espaço de Incubação é importante porque antes os alunos recebiam o incentivo para empreender, mas não dispunham do espaço físico para criarem suas empresas. Agora, as ações empreendedoras dos alunos também poderão ser acolhidas em um espaço físico adequado. “Estamos aqui em um momento especial, não só pra Uepa, não só para Cametá, mas toda essa região. O campus de Cametá, à medida em que se fortalece e se estrutura, contribui para o desenvolvimento da região de forma extraordinária. A Uepa é um agente estratégico desse desenvolvimento”, conclui o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

 

 

Texto: Marília Jardim e Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
Fotos: Marília Jardim (Ascom Uepa)