Governador participa de inauguração no Campus X, em Igarapé-Açú

Enviado por Marilia Jardim em Qui, 17/03/2022 - 14:11

 

Foi realizada na manhã de hoje, 17, a inauguração da a Praça Esportiva Melquizedeque Silva Monteiro e do Laboratório de  Informática e Análises Geomáticas, Pedagógicas e Sociais (Labinf - GPS) do campus X da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Igarapé-Açú. 

Na ocasião, o governador do estado Helder Barbalho esteve presente no evento, cumprindo agenda no município: "Gratidão ao povo de Igarapé-Açú. A única forma que o governo pode retribuir o carinho e a confiança é trabalhando e é eu que eu tenho buscado por todo o nosso estado". 
 
Para o reitor da Uepa, Clay Chagas, "o laboratório atende toda a demanda da comunidade interna da Universidade e a praça esportiva é um espaço que é importantíssimo para gerar sociabilização, então isso acaba atendendo as demandas internas, mas também externas, já que a comunidade pode adentrar aqui e realizar as práticas esportivas”.
 
Ainda reforçando a aproximação entre a instituição e a sociedade, o coordenador do campus, professor Rodrigo Rafael Oliveira, destaca que "a construção da praça esportiva visa atender tanto a comunidade acadêmica do campus X, ou seja, os alunos, os servidores e os colaboradores, quanto também a comunidade externa”. Ele também destaca que conversas com a prefeitura local já sinalizam a implementação de projetos de extensão, como uma escolinha de futebol. 
 
Além das atividades planejadas para o futuro, desde fevereiro já está é realizado o projeto de extensão Núcleo de Apoio Estudantil (Nae) Corpo e Mente Sã: a Importância da Atividade Física para o Equilíbrio Corpo e Mente, que tem como objetivo contribuir para o equilíbrio do corpo e da mente como forma de prevenção à ansiedade e a depressão, através de práticas esportivas.
 
O Laboratório foi ampliado após a aquisição de novas máquinas para atender as demandas dos discentes, cerca de 450 acadêmicos. “Especificamente os cursos que serão atendidos diretamente pelo laboratório de informática são cursos da Geografia e da Matemática, tendo em vista que eles têm disciplinas específicas que necessitam do ambiente. Por exemplo, a Geografia tem as disciplinas de processamento de imagens e de Cartografia Aplicada, assim como a Matemática tem duas disciplinas específicas que os professores utilizam diretamente o laboratório”, ressalta a coordenadora pedagógica Claudene Cruz. 
 
O espaço também será utilizado para a oferta de minicursos de metodologia científica e  curso de noções básicas de informática, com duração de seis meses e emissão de certificados, para atender o público externo com faixa etária entre de 8 a 20 anos, que ainda vai ter o primeiro contato com o computador e as novas tecnologias. 
 
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Márcio Dias (Ascom Uepa)