Seminário discute cultura e identidade entre Brasil e Japão

Enviado por Ize Sena em Sex, 16/01/2015 - 00:00
O evento é destinado aos professores, educadores, estudantes, fãs, artistas, escritores e futuros roteiristas, desenhistas, ilustradores e autores de mangá. Inscrições prorrogadas até o primeiro dia do evento.
 
Atualizado em 19 de janeiro, às 10h26.  
 
Ser um lugar que serve de incubadora e de incentivo a todos aqueles que têm interesse por criações e produções artísticas; aguçar a criatividade e promover debates sobre gênero e identidade. Estes são os objetivos do I Seminário Utopia/Distopia: Literatura, Música, filme, animação, gibi e game – Narrativas e Identidades promovido pelo Grupo de Pesquisa Linguística, Educação e Literatura da Universidade do Estado do Pará (Uepa).  O evento ocorre durante os dias 20, 21,22 e 23 deste mês.  
 
Os interessados podem se inscrever até o primeiro dia do evento. É preciso encaminhar o nome completo e a instituição na qual estuda para o e-mail udystopia@gmail.com e aguardar a resposta de confirmação da inscrição. O ouvinte pode pagar a Taxa de Inscrição voluntária de R$2 no primeiro dia do evento. As vagas são limitadas.  Haverá a entrega de certificado de participação.
 
O Seminário será composto por palestras, comunicações orais e mesas redondas com temas que abrangem o universo criativo na gama de concepção e produção de entretenimento e produtos culturais.  A Mesa de Abertura tem como pauta Utopia/Distopia Na Educação e Na Música – Produção de Sentidos pelo sujeito.
 
A programação das Comunicações Orais abrange, entre outros temas, Mangá: Distopia feminista em dramatical Murder; Éden: Um mundo infinito; Registros Literários e Cinematográficos da Guerra Sussurrada: A Guerra fria em “A caçada ao Outubro Vermelho”, dentre outros. Além disso, os mini cursos, propõem temas que aprofundam o conhecimento acerca das pautas abordadas pelo Seminário como a Introdução à narrativa de Games; e Literatura, Distopia e Ficção Científica: Dos romances Clássicos aos Modernos (Parte I e II).
 
O evento também servirá de espaço de debate sobre os estudos de gênero que abordam o desempenho e a valorização de grupos sociais. “Engloba as narrativas utópicas e distópicas e os elementos que aparecem nos discursos políticos, sindicais e ideológicos.  O intuito é reunir e contribuir para a formação de pessoas que aspiram por uma sociedade melhor, em função do senso critico adquirido por elas”, ressaltou a coordenadora do Seminário, professora Sandra Mina Tatakura.
 
O Seminário ocorre no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, bairro do Telégrafo. Confira a programação completa no site: udystopia.blogspot.com.br/
 
Texto: Yêda Sousa
Edição: Ize Sena