Alunos do Forma Pará participam de 'Cerimônia do Jaleco' em Mocajuba

Enviado por Marilia Jardim em Seg, 04/04/2022 - 15:31

A noite da última sexta-feira, 1, foi especial para 50 estudantes de Mocajuba, no Baixo Tocantins. Eles participaram da “Cerimônia do Jaleco”, que marcou o início oficial das aulas do curso de enfermagem, ofertado pelo programa Forma Pará na chamada 2021. O programa do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), tem parceria das prefeituras municipais e de Instituições de Ensino Superior (IES) para levar cursos de nível superior por todo o Estado.

O evento foi realizado no auditório da Escola Isaura Baia, onde estiveram presentes o prefeito de Mocajuba, Cosme Macedo; além dos secretários municipais Wilson Moraes (Saúde), Lucilene Guimarães (Educação), Ivani Pereira (Assistência Social);  a coordenadora do Forma Pará em Mocajuba, Guardina Barbosa; o coordenador de Projetos da Educação Superior na Secretaria Adjunta da Sectet, Eduardo Miranda; e a vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ilma Pastana. A instituição será responsável pela execução do curso no município.

Para a vice-reitora, que é enfermeira de formação, é possível ver em Mocajuba a realização de vários sonhos com a implantação dos cursos do Forma Pará – o município já foi contemplado em outras chamadas com os cursos de Serviço Social, Direito e Agronomia. “O programa não leva os cursos de qualquer maneira, ele possui o quadro docente da universidade. E esta é uma profissão valiosa. O Governo do Pará faz um investimento muito alto e conta com o apoio da prefeitura. Quando uma universidade entra nos municípios várias oportunidades se abrem, oportunidades de trabalho. Essa parceria é muito importante”, ressaltou Ilma Pastana.

A mesma opinião foi compartilhada pela Secretária Municipal de Educação que visualiza um grande futuro para Mocajuba. “Daqui a alguns anos teremos um município muito melhor com os cursos que agora temos por meio do Forma Pará. Não desistam dos sonhos diante dos desafios que vocês vão encontrar pela frente”, incentivou.

O representante da Sectet enfatizou ainda que os cursos ofertados pelo programa atendem às necessidades de cada município e encorajou os estudantes a seguirem com seus sonhos. “Vocês estão passando por um processo educacional que exige coragem. O governo está investindo em profissões necessárias, vocês são fundamentais para o sustento da sociedade que ainda carece muito do serviço público de saúde”, lembrou.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)