Acolhimento aos preceptores do Qualifica Saúde foi realizada no CCBS

Enviado por Laís Teixeira em Qui, 07/04/2022 - 11:45


Uma cerimônia de boas-vindas reuniu os preceptores do Programa Estadual de Incentivo à Qualificação de Profissionais de Saúde na noite de ontem, 6, no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

 

A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, participou da mesa de abertura, junto com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Cipriano Ferraz Júnior, a diretora da Sespa Carla Fernandes, a preceptora Sandra de Oliveira, representante dos preceptores, a coordenadora do programa Qualifica Saúde, Regina Carneiro, e a representantes dos programas de residências médicas, Ana Tereza Araújo.

 

“Hoje é um dia de muita alegria. A lei do Qualifica nos traz a formação, então nós iniciamos hoje, com a Uepa, um programa de formação de preceptores que vão estudar para orientar os residentes. O preceptor fica com o residente 80% da carga horária, então o investimento nos preceptores é um investimento na qualidade do nosso profissional”, apontou a professora Ilma.

 

A lei n° 9.319, que institui o Programa, foi sancionada pelo governador Helder Barbalho em 30 de setembro de 2021. O Qualifica Saúde tem como objetivo qualificar e valorizar os profissionais de saúde para fortalecer o atendimento em média e alta complexidade, além de incentivar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos programas de residência médica.

 

A coordenadora do Qualifica Saúde, Regina Carneiro, destacou que foi a decisão do governo do estado que fez com que o programa fosse definitivo, por meio de lei e que isso representa a valorização dos preceptores e residentes da área da saúde. A preceptora Sandra de Oliveira explica que “o preceptor é o profissional que passa um pouco do seu conhecimento para os residentes. É uma experiência muito boa o que a gente tá passando para os outros, então é um momento de ganho e troca de conhecimento”. 

 

Cipriano Ferraz, representante da Sespa, lembrou que a parceria com a Uepa foi marcada, recentemente, porque os alunos recém-formados pela universidade foram convocados para atuar na linha de frente de combate à Covid-19, entre 2020 e 2021. Para ele, o Qualifica Saúde é “motivo de orgulho porque não tem em outro lugar um programa como esse. Os preceptores estão cuidando dos futuros profissionais de saúde e isso é o que tem mais valor”. Nesta primeira seleção para o programa, realizada entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, foram preenchidas 117 vagas para preceptores da residência multi e uniprofissional e 218 vagas para residência médica, com duração de seis meses.

 

Ao final da programação, foi realizada uma palstra sobre a Política de Educação na Área de Saúde e Educação Permanente, com Tereza da Cruz Bezerra. Na próxima segunda, também será realizado mais um encontro com discussões sobre as metodologias ativas, desafios e perspectivas das residências médicas e projeto de intervenção.

 

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Fotos: Laís Teixeira (Ascom Uepa)