Os primeiros lugares do certame são calouros do Curso de Medicina. Este ano a Uepa ofertou 2.916 vagas e 30% delas foram destinadas a alunos advindos de escolas da rede pública ou para os bolsistas integrais em instituições particulares. Os aprovados deverão fazer, em breve, uma pré-matrícula no site e confirmá-la no período de 26 a 30 deste mês nos campi para os quais foram classificados.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta segunda-feira, dia 12, o listão dos aprovados nos Processos Seletivos 2015 - Prise e Prosel. A instituição possui um dos vestibulares mais concorridos da região e neste ano obteve 95.775 candidatos inscritos. Foram ofertadas 2.916 vagas para 22 cursos de graduação distribuídos nos campi de Belém e de outros municípios do estado.
Pelo primeiro ano, a Uepa ofertou 30% do total de vagas a alunos advindos de escolas da rede pública ou para os bolsistas integrais em instituições particulares, lotadas no Pará. Outra novidade é o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, no município de Igarapé-Açu, com a oferta de 40 vagas, divididas entre Prise e Prosel. Todas as vagas foram preenchidas.
Antes do anúncio dos primeiros lugares, o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, recebeu a imprensa em entrevista coletiva. Ele avaliou que o vestibular deste ano ocorreu sem nenhuma alteração que pudesse prejudicar o resultado dos Processos Seletivos. Segundo o reitor, “esse ano nós tivemos uma novidade no processo seletivo que fez desse vestibular um projeto mais completo”, referindo-se às cotas. “A Universidade cumpriu com o seu papel de contribuição para com a sociedade do estado do Pará. Tivemos a inserção de 30 alunos no curso de medicina, uma vez que sem as cotas seriam de 2 a 3 alunos aprovados, de forma que a Universidade cumpre com o seu papel de formar jovens e profissionais bem formados e qualificados para atender a população”, avaliou.
Em frente à Reitoria da Uepa, pais, candidatos e professores de cursinhos aguardavam o resultado, liberado por volta das 9h30. Bárbara Siqueira, candidata pelo Prise na condição de não cotista prestou vestibular, pela primeira vez, e foi aprovada no curso de Graduação em Pedagogia. Ela afirmou que escolheu a instituição por influência da mãe que foi acadêmica do mesmo curso e se formou no final de 2014. “Foi um ano muito complicado, muito difícil. Esse é o meu primeiro ano, ano de convênio. Os professores me ajudaram muito. Estou muito feliz!”, afirmou a caloura.
Na porta dos cursinhos pré-vestibulares, a alegria e emoção tomaram conta dos aprovados. O calouro Felipe Monteiro Carvalheiro, aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina/Belém pelo Prise – não cotista ressaltou que todo o esforço feito no período da preparação valeu a pena. “Estudei muito para a Uepa. Eu estava focado na terceira Etapa do Prise porque eu fui bem nas duas primeiras provas. Eu já fui direcionado para Uepa esse ano. Eu já esperava ocupar o primeiro lugar, pois estava com a maior nota. Só estava esperando a redação, mas mesmo assim fiquei muito surpreso, foi uma alegria muito grande”, ressaltou ele.
A caloura Karen Maria Araújo também conquistou o primeiro lugar em Medicina, em Belém, pelo Prosel – não cotista. Ela explicou como foi o período de preparação e todo o sentimento de dever cumprido. “O sentimento é de alegria, claro. Não esperava ocupar a primeira colocação. Recebi muito mais do que eu esperava. Essa é a segunda vez que eu tentei. Estudei muito. Foram muitas noites sem dormir direito, muito remédio para as dores na costa, dor na mão... Foi muito esforço e dedicação. Agora a recompensa”, comemorou a aprovada.
Os aprovados deverão fazer, em breve, uma pré-matrícula por meio do site da Uepa e no período de 26 a 30 deste mês confirmar a matrícula no campus para o qual foi aprovado. Aqueles que tentarão ingressar na Universidade em 2016, pelo Prosel, deverão se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os que concorrerão pelo Prise farão as etapas já iniciadas nos últimos anos.
Os primeiros colocados dos Processos seletivos 2015 foram:
Prosel - cotista
Marcos da Cruz dos Prazeres e Mateus Gomes Vilhena, em Medicina/Belém; e Rodrigo Ruan Costa de Matos, Medicina/Santarém.
Prosel – não cotista
Karen Maria Araújo Silva, Gabriella Pinage Soares e Gabriel Aguiar dos Santos, em Medicina/Belém.
Prise - 3ª etapa – cotista
Marcella Cruz Fraiha, Arthur Franca Furtado e Letícia Pereira Carvalho, em Medicina/Belém.
Prise – não cotista
Felipe Monteiro Carvalheiro, Pedro Henrique Paes de Sousa Guedes e Norberto Joge Kzan de Souza Neto, em Medicina/Belém.
Texto: Yêda Sousa
Edição: Ize Sena
Foto: Bianca Almeida