Oportunidade de intercâmbio em Portugal

Enviado por Vitória Lira em Ter, 19/04/2022 - 13:00

Para os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que desejam realizar um período de mobilidade presencial, através do processo de internacionalização, a Universidade do Porto (U.Porto) está com vagas abertas em programas de formação, com mais de 300 cursos disponíveis, envolvendo graduações, mestrado e doutorado. O procedimento para candidatura está disponível no manual de orientação da U.Porto.

De acordo com o professor João Colares, titular da Coordenação de Relações Internacionais (Crein), a Uepa e a U.Porto possuem um acordo de cooperação acadêmica, que oferta a mobilidade entre os estudantes das duas instituições. "A Crein se coloca à disposição da comunidade acadêmica, para tirar dúvidas e orientar no procedimento de inscrição. Após sair o resultado, no âmbito da Universidade, vamos pedir que o aluno preencha um plano de trabalho para ser apresentado ao colegiado do curso, formalizando a sua liberação, para que possa fazer esse período de mobilidade na Universidade do Porto", explicou o professor João.

O Porto localiza-se no norte de Portugal, sendo a segunda maior cidade do país que ocupa uma área urbana com mais de 1.3 milhões de habitantes. No total, 80% dos estudantes internacionais escolhem a U.Porto que já possui mais de 6 mil alunos estrangeiros e de diferentes nacionalidades. Os estudantes de qualquer curso podem se inscrever, desde que haja a formação correspondente na U.porto.

Os alunos da Uepa que se candidatarem vão necessitar de assinatura e carimbo da Crein. No formulário da candidatura são solicitados a documentação e o histórico acadêmico, além das fotos tipo passe e visto de estudos se for necessário. O pedido de alojamento deverá ser feito no processo de inscrição. O prazo de submissão das candidaturas para o primeiro semestre, que começa em setembro de 2022, irá até o dia 21 de maio. Já para o segundo semestre, que inicia em fevereiro de 2023, o prazo se estende até o dia 12 de outubro. Não será necessário realizar nenhum pagamento à universidade, contudo o custo de vida é arcado pelo próprio aluno.

"É muito importante que os nossos alunos possam ter a oportunidade de realizar a mobilidade acadêmica na Universidade do Porto, uma das instituições mais prestigiadas da Europa e do mundo, com uma cooperação já sólida com a Uepa, tanto no âmbito da graduação e da pós-graduação. Isso irá possibilitar o aprofundamento da aprendizagem acadêmica, cultural e humana dos nossos estudantes", disse o coordenador Colares.

SERVIÇO

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria de Relações Internacionais (Crein):
E-mail: crein@uepa.br
Telefone: (91) 3299-2281

Texto: Vitória Reimão (Ascom Uepa)
Foto: Márcio Dias (Ascom Uepa)