Uepa garante recursos para pesquisa e pós-graduação

Enviado por Ize Sena em Qui, 08/01/2015 - 00:00
As propostas de pesquisa contribuem para formação de doutores e mestres no Pará e buscam contribuir com o desenvolvimento regional. A meta é aumentar a qualificação e, consequentemente, o crescimento estrutural e socioeconômico do estado.

O incentivo à pesquisa e a constante busca pela qualificação dos cursos de Pós-Graduação fazem com que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) renove sua gama de estratégias voltadas ao desenvolvimento da Instituição e ao estímulo da produção científica. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da Universidade, por meio da Diretoria de Desenvolvimento à Pós-Graduação, receberá o incentivo financeiro de mais de R$200 mil, em função da aprovação de projetos em três editais da Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA). Os recursos auxiliarão na aquisição de equipamentos e na formação de mestres e doutores.

A Uepa foi aprovada nos editais que se referem ao Apoio ao Projeto Dinter e Minter, oApoio à Infraestrutura de Pesquisa Complementar e ao Programa de Pró-Equipamentos da Capes e à Concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos. Estes correspondem aos editais 11/2014; 12/2014 e 17/2014, respectivamente.

A aprovação contempla o Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação, aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que propõe a formação de quinze servidores em nível de doutorado, além dos outros programas pós-graduação stricto sensu, com a concessão de treze novas cotas de bolsas de estudos e com o incremento da infraestrutura necessária às pesquisas.

“Tais recursos corroboram e atendem a necessidade da Uepa de garantir o aprimoramento dos aspectos de eficiência e qualidade da produção científica, infraestrutura e, fundamentalmente, melhor formação de recursos humanos com potencial fixação de mestres e doutores para o desenvolvimento estado do Pará”, ressalta o Diretor de Desenvolvimento à Pesquisa, Regis Andriolo.

Estes projetos serão executados durante o ano de 2015. Os planos acadêmicos e científicos produzidos e desenvolvidos dentro da Universidade do Estado do Pará buscam relacioná-los com a realidade da regional de forma a contribuir para o desenvolvimento e melhorar o desempenho do estado nas características educacionais, estruturais, econômicos etc.

Texto: Yêda Sousa
Edição: Janine Bargas