Campanhas de conscientização, ações educativas e projetos de ensino e pesquisa estão no planejamento anual da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil/Uepa.
Estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que compõem a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA), presente há 10 anos na Universidade, realizaram a 3ª miniassembleia para discutir novas perspectivas para o ano de 2015. Intercâmbios, saúde reprodutiva e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), saúde pública, educação médica e diretos humanos e paz estiveram entre os assuntos discutidos.
Para 2015, os alunos planejaram metas que visam melhorar o aprendizado dos futuros médicos e também da Universidade, entre eles, o Projeto de Libras, no qual serão ministradas aulas de linguagem de sinais para facilitar a comunicação entre médicos e pacientes com deficiência auditiva. Outro foco dos alunos são as ações com a comunidade sobre o conhecimento dos direitos humanos e o exercício de fraternidade e paz, além da continuidade de importantes projetos e campanhas desenvolvidas nos anos anteriores.
Para o aluno Marco Antônio Camarão, a Federação faz com que ele se sinta um aluno completo dentro da Uepa. “A IFMSA é uma oportunidade de extensão onde nós, alunos de medicina, podemos aprender e executar desde cedo a relação médico-comunidade”, afirmou. “A IFMSA Brazil Uepa promove intercâmbios profissionais e de pesquisa, nacionais e internacionais, para estudantes de medicina, além de fomentarem campanhas, projetos e ações para a comunidade, uma forma de devolver com serviços a confiança e o investimento profissional dada aos alunos da Uepa”, acrescentou Marco Antônio Camarão.
Entre as atividades já desenvolvidas pela Federação, em Belém, estão a Campanha do Dia Mundial do Coração, que atingiu o público da Praça da República, com informações sobre a prevenção de doenças cardiovasculares; a campanha Novembro Azul realizada na Feira da 25 de Setembro, com o intuito de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata; e a mais recente campanha, promovida na última etapa dos Processos Seletivos da Uepa, Free Hugas Vestibular, quando alunos de medicina davam abraços de boa sorte aos futuros calouros.
Texto: Miguel Alves
Edição: Janine Bargas
Foto: Divulgação