Curso de especialização em TEA inicia fase de defesas

Enviado por Thayssa Nobre em Qui, 26/05/2022 - 16:13
 
"Considero que conseguimos atingir o objetivo de capacitar e informar profissionais das diversas áreas de atuação para atendimento humanizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Tea) e potencializar o processo de aprendizagem na formação de cidadãos mais críticos sobre o impacto do Tea, enquanto condição com elevada prevalência na realidade da região", afirma a professora Scheilla Abbud Vieira, acerca do inicio da fase de defesas de artigo do curso de especialização em Tea: Intervenções Multidisciplinares em Contextos Intersetoriais, que se aproxima de seu encerramento. A ação, iniciada há dois anos, integra uma parceria do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), e do  Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (Nep/Uepa), com coordenação adjunta da professora Flávia Araújo, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). 
 
Para Scheilla Vieira, a conclusão da especialização é fundamental para o Estado, uma vez que reflete o movimento de inúmeras pessoas com autismo, suas entidades representativas, familiares e um vasto campo de segmentos sociais que se organizam há anos, para a concretização de direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Além disso, Scheilla também acredita que o autismo requer políticas e ações públicas adequadas, bem como intervenções em diversos âmbitos, seja na escola, seja em casa. "Isso requer ações intersetorializadas que permitam o respeito às individualidades, dentro do que compõe o espectro do autismo. Portanto, é fundamental que se conheça as características da pessoa autista, sua condição clínica, potenciais de desenvolvimento, abordagens e metodologias, tecnologias assistivas e educacionais, entre outras questões que, em paralelo com o atendimento educacional especializado e o suporte familiar e terapêutico, são condições preponderantes para sua efetiva inclusão", afirma a professora e, também, coordenadora do curso.
 
Considerado um marco para o Pará, já que foi o primeiro no Estado, o curso foi viabilizado por emenda parlamentar de 25 deputados estaduais e ofertou de forma gratuita 300 matrículas para os campi da Uepa em Belém e interiorização (Marabá e Santarém), totalizando 45 municípios envolvidos. Hoje, 26, foram iniciadas as apresentações dos artigos finais dos alunos. Destes, 142 são individuais e 60 em dupla; com 14 em Belém, 21 em Marabá e 25 em Santarém. Em breve, os especialistas terão o certificado do curso e, além de atuarem no atendimento de pessoas autistas, serão agentes multiplicadores de conhecimento, expandindo, consequentemente, o cumprimento de direitos e de uma sociedade inclusiva. 
 
Amanhã, 27, em cerimônia realizada no Auditório Paulo Freire, com transmissão no canal do CCSE no Youtube, a coordenadora do projeto falará a respeito da finalização do curso e seus desdobramentos. Na ocasião, também estarão presentes o diretor do Centro, professor Anderson Maia, e o Professor Leopoldo Santana, membro da Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Coad) da Uepa. 
 
 
Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)
Foto: Acervo da equipe do curso (Uepa)