No próximo sábado, 25, a Comunidade do Poção, localizada na Ilha de Cotijuba, recebe o Arraial Solidário da Leitura, uma ação do Grupo de Pesquisa e Extensão Pará Leitura, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que tem como objetivo incentivar a leitura e levar assistência pedagógica às comunidades locais. O evento será realizado na escola Anexo Pedra Branca na Comunidade, do Poção na Ilha de Cotijuba, a partir das 7h e, para ficar ainda mais bonito, aceita doações de brinquedos, roupas e valores monetários.
Professora Izilda Cordeiro, coordenadora do Pará Leitura, detalha que “o arraial realizará gincanas especiais, que possibilitem o exercício da leitura para todas as crianças presentes, atendendo às necessidades educacionais da região”.
As iniciativas do projeto são divididas em subgrupos que atuam em diferentes áreas pedagógicas, como Eduamb (Educação Ambiental), coordenado pelas professoras Samara Lourenço e Stefánie Mendonça, Egesex (Educação, Gênero e Sexualidade), sobre a responsabilidade da professora Gabriela Faval e o LLL (Leitura, Ludicidade e Lazer), orientado pelos professores Manoel Júnior e Paulo de Paula. “Nós trabalhamos no âmbito da educação popular, que pretende tornar a educação mais democrática, principalmente para as pessoas de invisibilidade social e educacional”, explica Izilda Cordeiro.
Doações
Quem desejar doar brinquedos e/ou roupas, pode entrar em contato com a equipe do projeto Pará Leitura pelo número (91) 98326008 ou pelo perfil do grupo no Instagram: @paraleituranep. Já a doação de qualquer valor monetário deve ser feita por meio de Pix, por meio da chave (91) 982555649.
Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Foto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa) e arquivo do projeto