A emoção e a renovação da fé marcaram a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no campus do Telégrafo, na manhã desta terça-feira, 13. O reitor da Uepa, Clay Chagas, dirigiu-se à entrada principal da universidade para receber a imagem e a conduziu pelas dependências do hall da instituição, onde aguardavam professores, técnicos, alunos e moradores da vizinhança.
A imagem peregrina foi recebida com chuva de pétalas de rosas, ao som de cânticos marianos, entoados pelos servidores da instituição Wanderson Damião e Amália Paes, e acompanhados pelo violonista Thiago Silva. A celebração foi presidida pelo diácono Manoel Paes, da paróquia São Lucas Evangelista, em Ananindeua.
Na ocasião, o gestor da Uepa partilhou a sua satisfação com a visita da padroeira dos paraenses. “Hoje é um dia especial para nós, não só da reitoria, mas de toda a universidade. Um dia esperado com muita ansiedade todos os anos, pois Nossa Senhora vem nos visitar e nos abençoar”. Para o reitor, a ocasião foi um momento de manifestar gratidão. “Agradecemos por tudo o que temos, principalmente pelo dom da vida, pois ainda estamos superando um dos piores momentos que vivemos, a pandemia de Covid-19, que hoje já chega a quase 700 mil vidas perdidas. Mas, graças a Deus e a Nossa Senhora, estamos conseguindo superar, não só pelo ponto de vista da saúde física, mas da saúde emocional também, que muito nos afetou”, ressaltou.
A servidora técnica da universidade, Marta Denise Silva, também destacou a importância de participar desse momento de fé, especialmente após a pandemia. “Me sinto muito feliz e agradecida a Nossa Senhora por estar aqui. Passamos por momentos difíceis, mas, com fé, conseguimos superar”, afirmou Marta, que atua há 15 anos na instituição.
Moradora do entorno da Uepa há 18 anos, Regina Lúcia Albuquerque relatou, emocionada, que costuma acompanhar esse encontro especial com Nossa Senhora de Nazaré na universidade. “Sempre que posso, participo desse momento. Tenho muita gratidão por estar presente nesta instituição que fez parte da minha juventude. Muitos professores amigos meus passaram por aqui, então este é um espaço que me traz recordações muito boas”.
Entre lágrimas, a professora do curso de História da Uepa, Adriane dos Prazeres, comentou sobre a bênção que foi presenciar a visita da imagem peregrina, especialmente devido à servidora estar com 18 semanas de gestação. “Eu tive a graça de encontrar Nossa Senhora nas dependências da minha universidade, onde eu fui estudante e hoje sou professora. Ela pôde abençoar, ainda no ventre, o meu bebê e eu estou extremamente feliz e emocionada, pois, desde já, consagro-o sob o manto de Nossa Senhora de Nazaré”. Para Adriane, o encontro reforçou a esperança em tempos melhores: “Receber Nossa Senhora é acreditar que teremos um futuro melhor, com saúde e muitas bênçãos”.
Texto Monique Hadad (Ascom Uepa)
Fotos: Laís Teixeira (Ascom Uepa)