O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) participa da 19° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), como parte da programação do projeto Cientistas e Instituições da/na Amazônia, que está em mostra até o dia 23 de outubro, no Shopping Bosque Grão Pará, de 10h às 22h.
No Planetário a programação acontece nesta quarta-feira, 19, com a realização de duas sessões na cúpula às 15h e 16h. A diretora do CCPA, Acylena Costa, detalha que a participação do Planetário na SNCT, em particular no projeto aprovado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ocorre também por meio da exposição didática, com instrumentos científicos do CCPPA, referente às áreas da Física e Matemática.
Sobre a mostra como um todo, a professora Acylena afirma que "a intenção da exposição é evidenciar para a sociedade paraense e para visitantes de outras partes do país, a ciência desenvolvida na Amazônia, proporcionando a oportunidade de despertar no público jovem o interesse científico”.
Também no Planetário, após as sessões de cúpula, às 16h30, será realizada a oficina Instituto Evandro Chagas Ontem e Hoje - Ciência e Saúde na Amazônia, no mesmo dia, às 16h30, ministrada pela técnica de museu, Clarissa Almeida, do Instituto Evandro Chagas (IEC). Formada em Ciências Sociais, com especialização em psicopedagogia, Clarissa afirma que o objetivo desse "projeto de educação museal é, além de mostrar a atuação e importância do IEC, buscar aproximação com a sociedade e despertar o interesse dos participantes na área de saúde pública”.
Campo de atuação
O Planetário tem a finalidade de geração e difusão da educação, cultura e turismo, com abrangência regional e costuma acolher eventos e programações de iniciação científica. Desde 2012, o CCPPA expandiu seu campo de atuação, para implementar os princípios de socialização do conhecimento científico, a partir da transformação e revitalização de espaços e ações voltadas a alunos, professores e comunidade em geral.
Fotos: Marília Jardim (Ascom Uepa) e Márcio Dias (Arquivo Ascom Uepa)