A Universidade do Estado do Pará (Uepa), seleciona alunos dos cursos de licenciatura da universidade e professores da Educação Básica da rede pública de ensino, como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica (RP). As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail residenciapedagogica@uepa.br, até o dia 24.
No caso dos estudantes, é necessário estar devidamente matriculado, ter percentual concluído de integralização curricular de no mínimo 50% e compor os subprojetos de RP, conforme edital. Já para a seleção destinada aos professores é necessário ter aderido ao Programa, cujos detalhamentos encontram-se especificados no edital voltado a esse grupo, e preencher o currículo profissional na Plataforma Freire.
Para concorrer às bolsas, alunos e professores devem ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes, pois o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, executada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com o escopo do programa, o “objetivo é induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso”.
Vagas Ofertadas
Para estudantes, o número total de vagas ofertadas é de 240, distribuídas nos campi de Belém, Altamira, Tucuruí, Igarapé-Açu, Castanhal, Conceição do Araguaia, Cametá, Salvaterra, São Miguel do Guamá e Paragominas. As áreas de cursos que podem se inscrever são Linguagem, Ciências, Biologia, Física, Sociologia, História e Pedagogia. A oferta de bolsas para professores contempla um total de 46 vagas.
Foto: Nailana Thiely (Arquivo Ascom)