Uepa celebra 70 anos do curso de Enfermagem

Enviado por Josi Mendes em Dom, 10/05/2015 - 00:00

Ciclo de eventos em alusão ao aniversário do curso de Enfermagem da Uepa começa com a ‘’II Semana do Perdão Solidário da Biblioteca Leontina Gomes’’. A grade da programação também inclui palestras, minicursos e exposição. Encerramento ocorre no domingo, 17, com a Caminhada da Saúde, a partir das 8h, no Portal da Amazônia.

Em comemoração aos 70 anos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará(Uepa), a Escola de Enfermagem Magalhães Barata(EEMB), localizada na avenida José Bonifácio, em Belém, realiza de 11 a 17 de maio, uma diversificada programação para professores e alunos da área. O momento será para apresentar a trajetória do primeiro curso de Enfermagem da Região Norte, refletir sobre a história do campus IV e desafios ao longo dos anos..

No dia 11, de 8h às 20h, ocorrerá a II Semana do Perdão Solidário da Biblioteca Leontina Gomes nos 70 Anos da EEMB. A atividade consiste na isenção da suspensão de alunos inadimplentes na biblioteca, em troca de materiais de pequenos reparos de livros, como papéis, cola e fitas. No dia 12, às 9h, está marcada a conferência com o tema: A Trajetória de Vanguarda da Enfermagem no Cenário Nacional e Amazônico. Depois das 10h até à noite, ocorrerão os minicursos Suporte Básico de Vida e Metodologia de Trabalhos Científicos.

A coordenadora do curso, professora Terezinha Vieira da Silva, explica sobre a programação. "O minicurso de Suporte Básico a Vida vai ensinar como ocorre a parada cardíaca, reanimação cardiopulmonar. Já o outro minicurso é um preparo para trabalhos científicos, regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)".

No dia 13, às 14h, professora Terezinha, juntamente com o reitor da Universidade, Juarez Quaresma, e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde(CCBS), Ilma Pastana Ferreira,  farão um pronunciamento na audiência pública em homenagem a Uepa e aos 70 anos da EEMB, no auditório da Assembleia Legislativa do Pará(Alepa).  

Nos dias 14 e 15, de 10h às 22h, os visitantes do Shopping Pátio Belém, na travessa Padre Eutíquio, poderão conferir gratuitamente a exposição Escola de Enfermagem Magalhães Barata: 70 Anos de História.

A programação encerra no domingo, 17, com a II Caminhada da Saúde, a partir das 8h, no Portal da Amazônia. Os interessados deverão se inscrever no hall de entrada da Escola de Enfermagem, a partir das 9h até às 18h. É cobrado o valor simbólico de R$ 10, que dá direito a uma camisa. As inscrições encerram na sexta-feira, 15, às 18h.

O professor de Educação Física, Manoel Silva Junior, conduzirá as atividades durante a caminhada. "Faremos com os participantes práticas corporais, atividades físicas e de lazer. A caminhada será orientada e também haverá um breve diálogo sobre a importância dessas práticas com a promoção da saúde".

Confira aqui a programação completa

História

A Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Uepa foi a primeira instituição a ofertar na Região Norte o curso de Enfermagem.  Criada em 1944, por meio do sanitarista João de Barros Barreto e Waldir Bouhid, diretor do Departamento Nacional e do Departamento Estadual de Saúde respectivamente, pelo Decreto N° 174, de 10 de novembro de 1944, a EEMB foi primeiramente chamada de Escola de Enfermagem do Pará.

A primeira turma formou 16 alunas. Elas receberam outorga de grau em 5 de agosto de 1949. Anos depois, as enfermeiras formadas passaram a constituir o corpo docente da Escola. Na década de 50 houve a aprovação das disposições sobre o vestibular para ingresso na Escola que, até então, realizava o processo seletivo por intermédio de entrevista, apresentação de atestado de sanidade física e mental e de bons costumes, e realização de teste de português e matemática.

A década de 80 foi marcada pela construção do novo prédio da Escola com 16 salas de aulas. No mesmo período houve o primeiro Concurso Público para professor auxiliar, em que preencheu 15 vagas.  Com a criação da  Uepa, constituída pela Lei 5747, de 18 de maio de 1993, e instalada em definitivo em 5 de abril de 1994, a Escola de Enfermagem foi incorporada a estrutura universitária, e passou à categoria de curso de graduação em Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Com o decorrer dos anos, o ensino de Pós-Graduação lato sensu alcançou avanços significativos com a implantação de onze cursos, além de certificar os quatro Cursos de Especialização em Enfermagem Modalidade de Residência, em parceria com o Hospital Ophir Loyola. O ensino de Pós-Graduação stricto sensu também se desenvolveu com a primeira turma do Mestrado em Enfermagem, em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O resultado gerou a titulação de 14 mestres em enfermagem, sendo 10 professores da Uepa.

Em 14 de setembro de 2005, iniciou a proposta do projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter), que envolveu a UFRJ e Uepa, por meio da Escola de Enfermagem Anna Nery e da Escola de Enfermagem Magalhães Barata. Após várias reuniões, firmou-se o convênio de Doutorado Interinstitucional em Enfermagem, concretizado em 2009. O resultado de mais esse convênio proporcionou a titulação de 13 doutores em enfermagem.

Atualmente, a Universidade já formou mais de 3,290 enfermeiros. O curso adota como base filosófica a dimensão humana do cuidado, no exercício da profissão como prática da assistência em todos os níveis do ensino, da pesquisa e da administração da assistência e dos serviços de saúde.  

Professora Terezinha conta que se sente orgulhosa em fazer parte da história do curso. "Eu me formei pela Uepa. Desde 1990 sou professora. Fui chefe do Departamento por cinco anos e durante três anos tenho sido coordenadora do curso. A gente tem os 70 anos como uma alegria. Hoje estamos com uma enfermagem atual. Contamos com um Mestrado em Enfermagem em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e atuantes grupos de pesquisa sob a coordenação de professores doutores e mestres  na área de Enfermagem’’, ressalta.

Texto: Renata Paes
Foto: Mácio Ferreira