Planetário da Uepa realiza I Encontro Paraense de Ciências

Enviado por Vallery Dantas em Ter, 08/11/2022 - 15:05

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoverá o I Encontro Paraense de Ciências (EPC), com o tema Tecnologia de Informação e Comunicação para a Formação de Professores de Ciências. O evento vai ocorrer de 1 a 3 de dezembro, das 9h às 20h, no CCPPA, localizado na Av. Augusto Montenegro, s/n, Belém. A programação integrará palestras, oficinas, sessões de planetário, observações astronômicas e apresentações de trabalhos (pôster e comunicações orais). A taxa de inscrição será a doação de 1 kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no primeiro dia do evento, no ato do credenciamento. Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 7/11 a 01/12, no site do EPC.

O período de submissão de trabalhos vai de 7 a 21/11. O trabalho deverá ser anexado no formulário de inscrição, seguindo o modelo disponibilizado. Após o período de submissão, haverá a avaliação, seguida da divulgação final dos trabalhos aprovados no dia 29/11 e, por último, a divulgação da programação de apresentações, no dia 30 de novembro.

EPC

O Encontro Pararense de Ciências tem o intuito de reunir discentes de graduação e pós-graduação, docentes e professores da educação básica para debater o papel das novas tecnologias para educação básica e/ou superior. Com base nisso, foi pensado um tema destinado às tecnologias de informação e comunicação para a formação de professores de ciências, levando em consideração o mundo altamente tecnológico da atualidade. Assim, o evento objetiva oferecer novas ferramentas para o ensino de ciências.

Programação

Dia 01/12: Cerimônia de abertura, palestras de Robótica na Formação Humana; Química da Natureza e da Sociedade: Conteúdos Teóricos para Formação de Professores de Ciências; TDIC aplicado ao Ensino de Ciências; Comunicação Oral; Sessão Interativa e Observação Astronômica realizadas na Cúpula Kwarahy.

Dia 02/12: Palestra Start Coding - Micro:bit, oficina Compreendendo a Escala do Sistema Solar, Comunicação Oral, Sessão Interativa e Observação Astronômica.

Dia 03/11: Abertura para visitação pública.

A programação completa está disponível no site do EPC.

I Encontro Paraense de Ciências

Aberto ao público

Evento: 1/12 a 3/12

Local: Centro de Ciências e Planetário do Pará, na Av. Augusto Montenegro, s/n, Km 03, Mangueirão, Belém.

Valor da inscrição: 1 kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no primeiro dia do evento, no ato do credenciamento.

Inscrições: de 7/11 a 01/12, pelo site do evento.

Submissão de trabalhos: de 7/11 a 21/11

Texto: Vallery Dantas (Ascom UEPA)