Ação social marca 22 anos de história da Uepa

Enviado por Josi Mendes em Qua, 13/05/2015 - 00:00

Próximo à comunidade, Uepa comemora 22 de anos de ensino, pesquisa e extensão no Pará. Para marcar a data, neste sábado, 16 de maio, haverá na Praça Brasil, uma ação social com apresentações de grupo de carimbó, avaliação nutricional e até pintura facial.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebra 22 anos de existência neste mês de maio e o aniversário será comemorado junto com a comunidade, neste sábado (16), na Praça Brasil, localizada na Travessa Dom Pedro I, bairro do Umarizal. Durante toda a manhã haverá ação social voltada a saúde, cultura e qualidade de vida.

Enquanto a comunidade assiste as apresentações de grupo de carimbó, dança, e de acadêmicos de música da Uepa, poderão gratuitamente passar por exames de glicemia, verificação de pressão arterial, vacinação e avaliação nutricional. Um espaço reservado para pintura facial, brinquedoteca com contação de histórias para crianças, e aulão de ritmos para animar os participantes também farão parte da programação.

A Universidade tem muito o que comemorar em mais de duas décadas de história. Uma das conquistas mais recentes foi a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na avaliação do reitor Juarez Quaresma, a seleção só trará benefícios aos futuros alunos. “Nós temos um processo seletivo que oferta vagas em 27 municípios e o Enem é aplicado em 83 localidades. Além disso, o aluno só vai estudar um programa, se submeter a apenas uma prova e disputar vagas em várias instituições de ensino superior no estado, já que todas as instituições de ensino superior públicas do Pará adotam o Enem”, frisa.

O reitor destaca que o Exame irá beneficiar os alunos da rede pública. “Já foi comprovado pela Universidade que o número de alunos que se inscreve no Prise pela escola pública é maior, mas quando passa para a segunda e terceira fases predominam os alunos de escolas privadas. E agora estará todo mundo no mesmo patamar”.

Outros benefícios do Exame são as chances de concorrer a vagas em editais nacionais e internacionais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e bolsas integrais ou parciais do Programa de Universidade para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (FIES) e Programa Ciências Sem Fronteiras.

O último Processo Seletivo da Uepa, ano 2015,  foi o primeiro a destinar  30% do total de vagas a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará, por meio de sistema de cotas sociais. Uma outra novidade foi a inclusão do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, no município de Igarapé-Açu, com a oferta de 40 vagas, divididas entre Prise e Prosel.  Em 2015 foram disponibilizadas 1.310 vagas para Belém e mais 1.606 para os demais municípios paraenses. O total foi de 2.916 vagas.

Atualmente, a Universidade oferta 25 cursos de graduação e 40 cursos de pós-graduação em Lato Sensu e Stricto Sensu, divididos em 20 campi, sendo cinco na capital. São eles: campus I, Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE); campus II, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); campus III, Curso de Educação Física; campus IV, Escola de Enfermagem Magalhães Barata; e campus V, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Ainda em Belém, a Universidade dispõe do Centro de Ciências e Planetário do Pará, e da Editora da Uepa( Eduepa).

A instituição também está presente nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra e Castanhal.

Texto: Renata Paes
Foto: Bianca Almeida