Simpósio é realizado para comemorar os dez anos do PPGESA da Uepa

Enviado por Monique Hadad em Seg, 12/12/2022 - 13:10

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, o Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza um Simpósio para comemorar 10 anos de existência. Serão reunidos docentes, discentes e egressos para apresentar o trabalho desenvolvido e discutir os rumos do ensino em saúde.

“A importância do nosso evento é comemorar nossos dez anos, homenagear aqueles que fizeram o Ensino em Saúde na Amazônia (ESA) e avaliar os próximos passos”, afirma o coordenador do PPGESA, Renato Teixeira. O evento iniciará com o credenciamento e recepção dos participantes, no auditório do Campus II - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a partir das 13h do dia 15/12, seguida por solenidade de abertura, que ocorrerá às 14h. Após, serão realizadas as palestras da Aula Inaugural: Desafios no Ensino em Saúde; Experiência de um Programa de Pós-Graduação em Educação Médica; e Políticas de Pós-Graduação da Uepa.

No dia 16, às 11h, na Sala 3, do Bloco B, do CCBS, ocorrerá uma homenagem póstuma aos professores Clóvis José Vieira da Silva e Maicon Nogueira e, às 15h, haverá apresentação de pôster e demonstração de produtos técnicos e tecnológicos. A programação deste dia contará ainda com as seguintes palestras, a partir das 15h, no auditório do CCBS: Quais as Contribuições do ESA para a Minha Vida Profissional?; Apresentação do ESA Rumo à Excelência; A Educação Interprofissional na Formação em Saúde: Experiências e Desafios; e com roda de conversa sobre produtos técnicos e tecnológicos.

No último dia do evento, 17, a partir das 9h, o auditório do CCBS recebe as palestras: Ensino em Saúde versus Educação em Saúde; Onde Posso Fazer o Registro do Meu Produto Técnico e Tecnológico; e Projetos de Pesquisa em Ensino em Saúde.

PPGESA - O Programa iniciou suas atividades em janeiro de 2012 e oferta os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional. Vinculado ao CCBS da Uepa, o PPGESA tem como docentes, os profissionais da saúde e de outras áreas do conhecimento, possui caráter multiprofissional e interdisciplinar, com ações pedagógicas e projetos voltados para o ensino na saúde.

O PPGESA tem como área de concentração Integração Universidade e Serviços de Saúde e apresenta duas linhas de pesquisa: Fundamentos e Metodologias em Ensino na Saúde e Gestão e Planejamento em Ensino na Saúde. Apresenta uma matriz curricular com disciplinas e outros componentes voltados para a formação de docentes e pesquisadores, utilizando diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, tais como Problem Based Learning (PBL), Team Based Learning (TBL), problematização, simulação, seminários, oficinas e estágio de docência.

Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Arquivo Ascom Uepa)