O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza o II Ciclo de Atividades Complementares, nos períodos de 17 a 20 e de 25 a 27 de janeiro. O evento gratuito, realizado por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), tem como objetivo proporcionar aos professores cursistas do Parfor, a participação em atividades extracurriculares, abordando temas que atendam às necessidades de sua formação.
Nesta edição, o ciclo será realizado presencialmente nas sedes das seis turmas de Pedagogia vigentes na Uepa, nos municípios de Igarapé Miri, Cametá, Muaná e Portel. Com o tema Autismo e Prática Pedagógica no Contexto de Inclusão Escolar, a programação inicia as atividades às 15h, no município de Igarapé Miri.
A programação do evento conta com palestras, oficinas e rodas de conversas, e terá a participação de professores, que abordarão temas sobre capacitação e inclusão pedagógica e os desafios na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Para Izabel Oliveira, professora e coordenadora do Parfor na Uepa, “o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica promove, por meio dessas atividades, inclusão para seus cursistas, que muitas vezes estão em localidades longínquas dos centros da Uepa. O Ciclo de Atividades Complementares oportuniza momentos de formação e capacitação dos professores que estão cursando o programa”.
O Parfor é uma política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, com o objetivo de promover, em colaboração entre a união, os estados, o distrito federal e os municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica realiza suas atividades há 13 anos na Uepa.
Serviço:
Evento: II Ciclo de Atividades Complementares do Parfor - Uepa.
Público alvo: discentes do Parfor Uepa.
Tema: "Parfor-Uepa: a formação de professores no contexto de inclusão".
Períodos: 17 a 20 e 20 a 27 de janeiro de 2023.
Locais: Campus XVIII de Cametá, Pólos Universitários de Igarapé Miri, Portel e Muaná.
Texto e foto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)