Gestão superior discute demandas de servidores da Uepa na Seplad

Enviado por Monique Hadad em Qua, 25/01/2023 - 12:47

Em busca de responder aos anseios dos servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a gestão superior tem participado de diálogos com titulares da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) e com os técnicos administrativos e operacionais da Uepa. Os gestores da Universidade se empenham nesse debate, para avançar cada vez mais no desenvolvimento da instituição.

Na última quinta-feira, 19, o reitor da Uepa, Clay Chagas, juntamente com a vice-reitora, Ilma Pastana, o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, e o responsável pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Thiago Silva, participaram de uma reunião na Seplad com a gestora da Secretaria, Elieth de Fátima Braga. Estiveram em pauta a correção da tabela salarial dos técnicos administrativos e operacionais Uepa, a progressão dos professores e técnicos da instituição, o enquadramento dos servidores redistribuídos e o concurso público para os quadros da Universidade.

Na manhã de sexta-feira, 20, por sua vez, a gestão superior promoveu uma reunião interna, voltada aos técnicos da Uepa, contemplando, além dos assuntos listados acima, o regime de tempo integral, a remoção de servidores e a saúde do trabalhador. A iniciativa teve ampla participação de técnicos da instituição, nos campi localizados em Belém e nos municípios do interior paraense. Além de ser realizada presencialmente, no auditório da Reitoria, a reunião também foi transmitida ao vivo pela plataforma Youtube, e possibilitou que os participantes sanassem dúvidas junto aos gestores. Em virtude de o auditório ter alcançado sua capacidade máxima de lotação, também foi disponibilizado um telão no térreo do prédio da Reitoria, que transmitiu ao vivo o encontro.

A reunião ficou salva no canal da Uepa no Youtube e pode ser acessada aqui. O vídeo já possui mais de 1.500 visualizações. Na ocasião, o reitor manifestou a intenção de promover um fórum permanente com os servidores da instituição, “para continuar na escuta, saber o que está acontecendo e quais são as demandas. É preciso em um dado momento reunir com todos, por isso, está ocorrendo a transmissão online, para que as informações também cheguem de forma rápida aos municípios do interior do estado”. A iniciativa foi elogiada por servidores presentes e pelos que participavam do chat, ocorrido durante a transmissão online.

Segundo Clay Chagas, tem ocorrido um avanço na efetivação de propostas que visam o desenvolvimento da Universidade. “Tivemos encaminhamentos positivos, como por exemplo o fato de ter aprovado um anexo, um pedido de mudança em uma lei que já tramitava há 11 anos. Isso favoreceu que em 2022 pudéssemos chamar 50 servidores efetivos para a universidade, o que é muito positivo. Era uma promessa e só foi possível graças à expansão dos nossos cargos, que vai favorecer que façamos outros concursos”, destacou o reitor, citando a Lei nº 6.839, que dispõe sobre a atualização do Plano de Carreira, Cargos e Salários do quadro efetivo da Uepa.

Seplad
As tratativas das demandas relacionadas aos servidores da Universidade tiveram continuidade, na manhã de segunda-feira (23), em reunião entre a gestão da Uepa, a secretária-adjunta da Seplad, Thainá Magalhães de Alencar, e sua equipe.

Para a vice-reitora Ilma Pastana, o diálogo com as gestoras da Seplad tem sido favorável. “Tanto a reunião que ocorreu no dia 19 com a secretária, quanto a que houve no dia 23, com a secretária-adjunta, mostram a sensibilidade dessas mulheres, que estão trabalhando para que todos esses ganhos sejam efetivados”, avaliou.

O diretor da DGP, Thiago Silva, também participou das conversas junto à Secretaria: “Tenho acompanhado as reuniões da Uepa com a Seplad que estão ocorrendo desde o início de 2023. A demanda que a gente considera mais importante é o cumprimento da tabela salarial do pessoal técnico-administrativo e operacional, caso que ocorre desde 2016”.

De acordo com o pró-reitor de Gestão e Planejamento da Uepa, Carlos Capela, as reuniões têm ocorrido para dar prosseguimento aos processos que tramitam entre a Universidade e a Seplad. “São processos de progressão, tanto docente quanto técnico, de adequação da tabela salarial, dos servidores redistribuídos e do concurso efetivo. Ratificamos o que foi conversado anteriormente com a secretária, para o cumprimento do direito dos servidores e a implementação de todas as suas garantias”, concluiu Capela.

 

Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)

Fotos: Monique Hadad e Murilo Souza (Ascom Uepa)