Germano Cruz, dedicação e confiança

Enviado por Guaciara Freitas em Ter, 31/01/2023 - 13:31

"Há de ser leve, um levar suave. Nada que entrave nossa vida breve…" Esse trecho da canção Leve e Suave, de Lenine, harmonizaria bem numa trilha sonora para acompanhar o perfil do nosso entrevistado, nesta retomada da série na qual trazemos um pouco da história de servidores, que fazem parte da trajetória da instituição, que este ano completa 30 anos.

Começar a trabalhar na Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi o presente que Germano Cruz da Silva ganhou uns dias antes de completar 28 anos, no dia 10 de abril de 1999. Aprovado no primeiro concurso realizado para o preenchimento de cargos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no primeiro dia de trabalho como agente administrativo, Germano trabalhou no protocolo. Mas, já no dia seguinte foi necessário substituir uma funcionária que entraria de licença maternidade no Conselho Universitário (Consun). O chefe do setor de protocolo disse que liberaria o novo servidor para o Consun apenas por dois meses. E lá se vão 24 anos.

Quando entrou na Uepa, Germano conciliava o novo emprego com um estágio no setor de iluminação pública da Prefeitura de Belém e a conclusão do curso de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Depois de formado, ele chegou a trabalhar como engenheiro, na iniciativa privada, e até tentou ter umas sociedades, mas não deu para seguir, porque em paralelo ao trabalho do Consun, ele também colaborou com atividades na Pró-Reitora de Extensão, no setor de processamento de dados do Vestibular, na Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA).

O curioso é que Germano se queixa de ter uma memória ruim, mas isso não vale para quando se trata de lembrar alguma coisa relacionada ao Consun, porque nesse caso, ele lembra de tudo, nos mínimos detalhes. Em 2007, ele se tornou secretário do Conselho Universitário, que se constitui como órgão máximo na administração superior. E registre-se: desde que a Uepa existe, ele é o único secretário que não é professor.

Mas, que ninguém se iluda com a possibilidade de que irá encontrar o Germano na sala do Consun, no prédio da reitoria da Uepa, porque ele não para. Toda hora tem alguém à procura dele, para atender as mais diversas demandas, que vão desde uma transmissões online, até questões relativas a alguma das várias comissões das quais ele participa. Atualmente são três: Comissão de Reestruturação Organizacional, Comissão Eleitoral para docente e técnico do Consun e Comissão para Cotas de PcD. “E eu ainda tô com um projeto no Decola para dar conta”.

E por falar em comissões, Germano sempre está na Comissão Eleitoral para a gestão superior. “Isso tem um lado bom, porque assim eu não posso fazer campanha. E como o cargo de secretário do Consun é um cargo de confiança, pode mudar a pessoa que o ocupa, de acordo com a decisão da gestão”, explica. Ele também afirma: “nunca pedi o cargo para nenhum reitor. Eu lembro que quando o professor Juarez Quaresma foi eleito, eu fui na posse dele e ele disse: não pensa que tu vais ficar livre de mim”, conta Germano, divertindo-se com a lembrança do episódio.

Germano Cruz acredita que tem sido mantido no cargo por causa da experiência acumulada ao longo de tanto tempo. Além da experiência, tem também o conhecimento que gera confiança no trabalho que ele desempenha. “Hoje, eu estou tão envolvido com esses assuntos, que quero cursar Direito, só me falta o tempo”, comenta Germano, ao lembrar de várias situações em que deu apoio até ao setor jurídico para responder algumas questões que ele conhece profundamente.

Mas, além de conhecimento e experiência, Germano também pode ter sua atuação profissional na Uepa definida por outro substantivo: DE-DI-CA-ÇÃO. Só alguém com muita dedicação faria algo assim para presentear os conselheiros do Consun com um brinde de final de ano: “Ah, isso aqui é um pointer laser, mas não veio nessas caixinhas. Essas caixas eu comprei e pintei uma por uma, depois pedi para o seu Rômulo imprimir a logo da Uepa em uma folha, recortei uma por uma e adesivei na caixa”.

E movido por essa mesma dedicação, Germano esteve à frente da reforma do auditório da reitoria e da sala de reunião do Consun, utilizando toda sua expertise de engenheiro e o interesse que tem por equipamentos, para dar uma atenção ao espaço e à parte sonora. “Agora todo mundo quer que eu ajude no projeto de reforma dos setores, mas eu não posso fazer isso, porque tenho muita coisa para dar conta”. E, é claro, que essa é a mais pura verdade.



Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
Fotos: Murilo Souza (Ascom Uepa) e Mácio Ferreira (Arquivo Ascom Uepa)