Janeiro foi de alegria para as quase 50 crianças da faixa dos cinco anos de idade que participaram do projeto “Colônia de Férias: construindo aprendizagens na brinquedoteca do conhecimento”, na Brinquedoteca Prof. Carlos Cardoso Coimbra, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Criada para ampliar a oferta de vagas na disciplina Estágio em Educação Infantil, de Pedagogia, a iniciativa caiu na graça dos pequenos, pais e alunos da Instituição. As primeiras turmas encerraram ontem, 30, e deixaram um gosto de quero mais.
Entre as várias coisas afetadas pela pandemia, a disponibilidade de vagas de estágio para a Educação Infantil ameaçava impedir o progresso dos alunos do oitavo período de Pedagogia da Uepa. “Em virtude da Covid 19, foi necessário ajustar o calendário de atividades da Uepa, bem como, das redes municipais e estaduais nas quais realizamos o estágio de educação infantil. As especificidades de cada instituição deixaram o calendário da Uepa em descompasso com os calendários das escolas das redes estaduais e municipais, dificultando a realização do estágio nas escolas”, explicou a professora Diana Lemes, que deu vida ao texto do projeto.
Diante do problema, a coordenadora do curso, Ceila de Moraes, juntamente com as professoras Diana e Creusa Santos, encontraram uma solução: o uso da Brinquedoteca. “Já incluímos o uso da Brinquedoteca nas disciplinas para 2023, pois é um espaço maravilhoso que temos no CCSE para atividades que trabalham todo o tripé na Universidade, que é Pesquisa, Ensino e Extensão, e por ser janeiro, teríamos as férias das crianças. Por isso, pensamos os pormenores e decidimos que seria viável. A professora Diana escreveu o projeto, para o tramite na Semec e conseguimos executar com sucesso”, contou a coordenadora.
Os participantes da primeira edição do projeto foram filhos, sobrinhos e netos de integrantes da comunidade do CCSE, além de crianças do entorno. “A procura foi grande, pois esse tipo de atividade costuma ser ofertado apenas de maneira paga. As crianças dessa faixa etária têm demanda por esse tipo de atividade. Os pais ficaram encantados e os pequenos queriam continuar vindo todos os dias”, relatou a professora Creusa, que se encarregou de supervisionar as atividades dos estagiários no período da tarde.
A experiência também foi rica para os estudantes, que tiveram uma responsabilidade mais ampla e maior liberdade para criar e aplicar as atividades das crianças. No último dia da turma da tarde, os estagiários colocaram em prática brincadeiras educativas, com diversas demonstrações de princípios da Física. “A gente busca fazer a conexão entre a brincadeira e a ciência. Isso é muito legal pois acaba despertando curiosidade científica deles, nessa faixa etária faz muita diferença”, contou a estudante Brenda Vidigal, que também integra o Clube de Ciências da Uepa.
A permanência e até ampliação do projeto já é um anseio entre pais e crianças atendidas. “Nós recebemos um retorno muito positivo de todos os envolvidos. Apesar de ter sido algo que foi decidido e executado rapidamente, tudo foi feito com muita dedicação e carinho, conseguimos lotar as turmas rapidamente”, avaliou Ceila. “Queremos muito repetir a colônia de férias, pois esse retorno no âmbito da Extensão para a comunidade é algo que nos dá muito prazer muito fazer. Vamos tentar organizar um rodízio de professores voluntários para coordenar as próximas turmas”, promete a coordenadora.
Texto e fotos: Fernanda Martins (Ascom Uepa)