Núcleo de pesquisa da Uepa realiza roda de conversa sobre o carnaval

Enviado por Thayssa Nobre em Qua, 08/02/2023 - 14:52

O carnaval – festejo em que as pessoas comem, bebem, se divertem fantasiadas, seja em desfile de blocos pelas ruas, ou em trios elétricos – tem suas atividades iniciadas apenas no final de fevereiro. Mas, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), as celebrações carnavalescas começam nesta semana, no dia 09, às 15h. Com uma abordagem acadêmica, para integrar saberes, o evento celebra as produções científicas na Amazônia.

A programação faz parte do aniversário de 20 anos do núcleo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA), grupo que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Uepa. Minha Carne é Carnaval é o tema da roda de conversa, e tem como um dos palestrantes o carnavalesco e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Miguel Santa Brígida. O professores Leopoldo Júnior, que pesquisou em seu mestrado os elementos amazônicos presentes nos sambas enredos do Rancho não posso me amofiná, e Francisco Aires, que aprofundou estudos e pesquisas sobre o carnaval das Crias do Curro Velho, formam, ao lado Miguel, o trio de ministrantes do evento.

O grupo irá desempenhar atividades até dezembro, mês do aniversário. Seminários, oficinas, cursos e mesas temáticas fazem parte do acervo de eventos organizados para celebrar as duas décadas do CUMA. Amanhã, durante a roda de conversa, o carnaval será discutido em diversas vertentes de pesquisa, tais como a esfera cultural, dos saberes e da arte.

Nazaré Cristina Carvalho, coordenadora do CUMA, ressalta a importância e abrangência do tema da programação e os conhecimentos que serão repassados aos participantes. "É uma forma de mostrarmos aos nossos alunos a riqueza que o carnaval possui, e os muitos temas de pesquisa que dele podemos extrair. Esperamos principalmente contar com a presença de nossos alunos da graduação, para que eles possam observar outros campos de pesquisa", avalia a professora do PPGED.

Serviço:
O evento acontece de forma presencial, na sala de defesa do PPGED.
Local: Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) - Universidade do Estado do Pará (Uepa) (Travessa Djalma Dutra, s/n – bairro do Telégrafo).

Acompanhe aqui a programação completa dos 20 anos do grupo durante o ano.

Texto: Thayssa Nobre