Instituição festeja data nesta segunda-feira (18), mas adiantou a comemoração e aproveitou o sábado para interagir com a população e oferecer alguns serviços de forma gratuita. Um bolo marcou o tradicional “Parabéns”. Uepa comemora 22 de anos de ensino, pesquisa e extensão no Pará.
A Praça Brasil, no bairro do Umarizal, foi o local escolhido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) para comemorar os 22 anos de criação. Uma grande ação social, com a oferta de vacinas, verificação de pressão, avaliação nutricional, orientações à saúde da mulher e atividades educativas para as crianças, foi desenvolvida na manhã deste sábado (16). Alunos e professores interagiram com os visitantes, atletas e moradores do entorno.
A dona de casa Alice Soares foi uma delas. Acompanhada da mãe de 84 anos, soube da ação no dia anterior e não hesitou em participar das ações de saúde, uma das mais procuradas pela população. “Nós fomos muito bem atendidas e só tenho a agradecer. Assim, a Uepa fica muito mais perto da sociedade. Esse é o papel dela. Esse tipo de ação melhora muito a saúde, porque tem gente que não tem condições de ir para um hospital receber esse atendimento”, avaliou.
Há seis anos como servidora efetiva da Uepa, Gisele Faraon, levou o marido e as duas filhas para participar da ação. Ela considera a relação com a comunidade tão importante quanto o trabalho desenvolvido na Coordenação Administrativa do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), onde trabalha. “Por mais que diretamente eu não preste um serviço à comunidade, ao servir professores e alunos é uma forma de chegar até eles. É como se fosse uma extensão. Avalio como positiva essa ação, pois é uma forma das pessoas conhecerem o papel da Uepa”.
A Universidade tem muito o que comemorar em mais de duas décadas de história. Uma das conquistas foi a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e mais recentemente, a aprovação da nova proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR). “São 22 anos de serviço ao estado do Pará. A história da Universidade começa anteriormente a essa data, com a Escola de Enfermagem, Curso de Educação Física e Medicina e outras escolas que se uniram para formar a Uepa. Vida longa à nossa instituição”, desejou o reitor Juarez Quaresma.
Atualmente, a Universidade oferta 25 cursos de graduação e 40 cursos de pós-graduação em Lato Sensu e Stricto Sensu, divididos em 20 campi, sendo cinco na capital. São eles: campus I, Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE); campus II, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); campus III, Curso de Educação Física; campus IV, Escola de Enfermagem Magalhães Barata; e campus V, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Ainda em Belém, a Universidade dispõe do Centro de Ciências e Planetário do Pará, e da Editora da Uepa ( Eduepa). A instituição também está presente nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra e Castanhal.
A ação social contou com a participação de grupos musicais, entre eles, a banda do Corpo de Bombeiros e alunos do curso de Licenciatura em Música da Uepa. Um bolo marcou o tradicional “Parabéns” à instituição.
Texto: Ize Sena
Foto: Bianca Almeida