Desenvolvido em 2019 pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em colaboração com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o programa Forma Pará foi criado para possibilitar vagas em cursos de graduação e pós-graduação nos municípios do Pará.
Santarém Novo, município localizado no nordeste paraense, é um dos contemplados pelo programa. Além de viabilizar que estudantes tenham uma graduação sem precisar sair de suas cidades de origem, o Forma Pará oportuniza que professores dos campi da capital também tenham experiências na interiorização. Elielson Figueiredo, professor do Departamento de Língua e Literatura da Uepa, descreve a sua participação e reafirma as práticas de extensão da Universidade. “É a primeira vez que ministro aulas pelo Programa Forma Pará. É o primeiro município, portanto, que eu visito com essa finalidade. A experiência foi maravilhosa, fui muito bem recebido pela coordenadora local, professora Andreza, e muito bem acolhido pela secretaria de educação do município”, ressalta Elielson.
Em sua primeira oportunidade de exercer a docência, através do projeto, Elielson foi responsável por ministrar a disciplina intitulada Teoria Literária. Um de seus alunos no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Luís Paulo Loureiro, relembra a paixão antiga em realizar o curso e expressa a felicidade em fazer parte da Uepa. "Eu tinha um sonho de infância em cursar Letras, e isso aconteceu no meu melhor momento, quando eu nem esperava. Estamos aqui, enquanto acadêmicos, satisfeitos com os professores que estão vindo pra nossa cidade, satisfeitos com o conhecimento repassado. Eu me sinto super feliz fazendo parte dessa instituição, visto que é uma das maiores do nosso Estado", detalha Luís Paulo.
Em uma turma com mais de 40 alunos, o acadêmico também acredita que a parceria entre Universidade e Sectet, para a realização de ofertas de cursos, irá "somar para o município", uma vez que era a vontade de muitos munícipes, não somente de Luís. "Esse curso vem suprir a necessidade de muitos acadêmicos que fazem a Uepa, porque muitos não teriam condições de sair de sua cidade, do seu município, para cursar fora. Talvez ninguém tivesse condições de pagar um curso particular. Então, a universidade vem nos proporcionar, e só temos a agradecer", afirma.
Para marcar o encerramento da disciplina ministrada pelo professor, foi realizado um evento com a presença de secretários municipais e pesquisadores, como João Loureiro e Hildete Marques, e estudantes do curso, que se empenharam para desenvolver a atividade. Ao final do evento, os participantes puderam prestigiar as apresentações culturais de carimbó e dos Pretinhos - grupo musical popular no município de Santarém Novo. Entusiasmado com a sua participação no programa, Elielson conclui: "Foi uma experiência gratificante de poder debater literatura, arte e cultura popular, no município que tem uma riqueza, um patrimônio cultural extremamente expressivo. Sobretudo por conta do carimbó e desse espetáculo, que eu gosto de chamar de uma ópera popular, que é o espetáculo dos pretinhos, com todo um fundo histórico, coreográfico, musical, que resulta numa performance belíssima e que ocorre normalmente a cada mês de julho, aqui no município de santarém novo".
Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)
Fotos: Jair Loureiro (Prefeitura de Santarém Novo)