Abertura ocorreu às 17h, no Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Com o tema ‘’ Educação e Diversidade’’, programação conta com palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, e apresentações de trabalhos, nos dias 19, 20 e 21 de maio.
O auditório do Cento de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará(Uepa) lotou na abertura da XX Semana Acadêmica do CCSE, que ocorreu às 17h desta segunda-feira, 18 de maio. Cerca de 2 mil pessoas se inscreveram para participar da programação que inclui 51 minicursos e oficinas, 42 apresentações de trabalhados de comunicação oral, 13 palestras, 4 mesas redondas e 6 exposições, nos dias 19, 20 e 21 de maio. As inscrições encerraram e foram totalmente gratuitas.
O tema central do evento é ‘’Educação e Diversidade’’, mesmo assunto proferido pela professora dra. Ivanilde Apoliceno de Oliveira, durante a palestra de abertura. ‘’A nossa ideia é falar sobre a questão da diversidade na escola, um tipo de educação que precisa para trabalhar a diversidade’’, enfatiza ela.
Para reforçar a ideia da pluralidade na Universidade, a abertura contou com apresentações culturais de diferentes segmentos artísticos. Alunos do projeto de extensão Grupo Griot, narraram uma poesia. A soprano Dione Colares e a pianista Eliana Cutrim cantaram e tocaram a música Modinha, de Jayme Ovalle e Primavera de Waldemar Henrique.
Com características africanas, o grupo Aforxe Omo Baba Orun, epressou pela música a cultura negra. ‘’Nós somos um grupo que queremos mostrar a africanidade. Trabalhamos com a música como forma de combater o racismo e intolerância religiosa’’, ressalta o presidente do grupo, Emanuell Souza.
A coordenadora da Semana Acadêmica, professora Rosilene Quaresma, destaca o que fez com o evento chegasse a XX edição. ‘’Ele é uma amostra das atividades que a gente desenvolve durante o ano letivo. É a oportunidade de divulgar nossos trabalhos. A ideia é que consigamos efetuar todas as atividades que foram programadas de forma produtiva, tranquila e proveitosa’’.
O pró-reitor de pesquisa e pór-graduação, professor Douglas Rodrigues, enfatizou a participação da comunidade acadêmica e o tema escolhido para a programação. ‘’Não me recordo à última vez que vi esse auditório tão pleno e memorável com tantos participantes. Quanto à diversidade, é como dizer um não ao mesmo e afirmar cada vez mais o diverso’’, diz.
Confira a programação completa
Texto: Renata Paes
Fotos: Alberto Dergan e Renata Paes