Alunos da Uepa participam de capacitação ambiental

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 28/05/2015 - 00:00

Os universitários participaram de um circuito preparatório para ministrarem as aulas.

 



Cerca de 40 alunos dos cursos de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus de Barcarena, participaram de uma capacitação ambiental na manhã desta quarta-feira (27) no Horto Botânico da Albras, em Barcarena. A ação é a primeira deste ano do programa Albras Mais Perto de Você – Educação Ambiental, que está sendo realizado pelo quinto ano consecutivo. Os universitários participam de um circuito preparatório para depois se tornarem ministrantes de aulas para outros alunos sobre um determinado tema. Esse ano é a preservação da água e do solo.

“A participação dos estudantes da Uepa é muito valiosa, pois eles que ministram nas estações do horto as apresentações para os alunos da rede pública do município que visitarão o nosso espaço em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente”, conta Edson Maciel, analista de Comunicação da Albras. Serão 460 alunos da rede pública e privada de ensino de Barcarena, que visitam o horto nos dias 09, 10 e 11 de junho.

A programação deste ano incluiu uma novidade. Como parte da capacitação, os universitários visitaram também as fábricas da Hydro Alunorte e da Albras, ambas em Barcarena. De acordo com o coordenador do campus da Uepa de Barcarena, Klebson Sodré, o resultado foi muito positivo: “Essa visita foi uma solicitação dos próprios alunos que já participaram das edições anteriores, porque dentro do programa fala-se sobre educação ambiental com propriedade técnica, pois eles estudam isso, mas alguns assuntos que são específicos da fábrica, eles já não podem falar com propriedade. Então foi bom conhecer o processo, os cuidados e tudo aquilo que cerca com relação ao cuidado com o meio ambiente que as duas fábricas têm”.

Tassia Petry, aluna do quinto semestre de Biologia da Uepa, participou dos dois dias de capacitação e já aguarda o momento de dar aulas. “Já participei duas vezes e na vivência desse trabalho a gente vê que a essência de trabalhar com os alunos é muito boa. Eles não conhecem o horto, então trazê-los aqui é muito interessante, além das palestras que fazemos para eles, onde eles entendem muito mais sobre o ciclo da água e vários outros assuntos, acho muito interessante essa parceria entre a Albras e universidade”, ressalta.

Texto: Iaci Gomes - Temple Comunicação

Foto: Divulgação