Sem instrumentos, alunos fazem música com o corpo e objeto

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 13/08/2015 - 00:00
Apresentação será nesta sexta-feira(14), às 14h, na E.E.E.F.M. Dom Mario de Miranda Vilas Lobos, no município de Bujaru

Com a ideia de incentivar a musicalização como instrumento alternativo e acessível a todas as classes sociais, 33 alunos, de 13 a 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Mario de Miranda Vilas Lobos, no município de Bujaru, aprendem durante cinco dias sobre técnica vocal, prática percussiva com o corpo, e a utilizar objetos do dia a dia, como copos plásticos e mesas, para produzir música.  O  resultado do trabalho será uma apresentação musical para todos os pais, amanhã, às 14h, na Escola.

O ensino teórico e prático da musicalização faz parte da Oficina Expressão Artística Musical e Corporeidade Por Meio de Recursos Alternativos, realizada até esta sexta-feira (14). O projeto é uma parceria do Programa Campus Avançado da Universidade do Estado do Pará(Uepa) e a Prefeitura Municipal de Bujaru, e se iniciou na segunda-feira(10).

O acadêmico da Uepa do último semestre de Licenciatura em Música, Roger Santos, 30, enfatiza que a oficina proporciona aos adolescentes a oportunidade de musicalizar, mesmo sem condições financeiras de adquirir um instrumento. “A pessoa que não tem como comprar um teclado, violão, pode fazer música com os objetos que tem em casa e até com o corpo’’, frisa.

Segundo ele, o resultado será a transformação do comportamento dos alunos dentro da sala de aula. ‘’Principalmente a concentração. Você trabalha a memória, trabalha a independência deles com a questão da parte manual, mecânica’’, destaca Roger.

Texto: Renata Paes
Foto: Pró-Reitoria de Extensão - PROEX