Começam as aulas do segundo semestre letivo da Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 18/08/2015 - 00:00

Tags

Alunos são recepcionados por coordenadores e professores nos campi da Universidade

Nesta segunda-feira, 17 de agosto, se iniciaram as aulas do segundo semestre letivo da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os corredores e as salas de aula dos campi da Universidade voltaram a ficar movimentados por professores, alunos e pesquisadores.

Com os estudos, a rotina da estudante Brenda Dias da Silva, 18 anos, deixou de ser a mesma. A caloura do curso de Licenciatura em Pedagogia, que mora no município de Barcarena, 15 km de Belém, enfrentou duas horas de viagem para chegar até o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.

Ao entrar em sala de aula, ela e o restante da turma formada por 50 alunos foram recepcionados pela direção do curso e professores, em clima de total descontração. “Nós estávamos ansiosos esperando por vocês. Só não esperávamos que fossem tantos assim”, brinca a coordenadora de Licenciatura em Pedagogia, Zanete Gusmão.

Ela destaca as particularidades da graduação e todo o suporte que a Uepa dará do começo ao término do curso. “Temos um Estado carente de professores, pedagogos. Vocês se formarão para ocupar vagas que estão ai. Vocês tem o privilégio de fazer parte de um curso que tem o tamanho de uma faculdade. Temos Biblioteca, o nosso Restaurante Universitário, projetos de pesquisa’’, detalha Zanete.

O professor de geografia, Aiala Colares, reforça a importância de informar aos alunos o valor de estudar na Universidade. "Apresentamos a estrutura interna da Uepa, discutimos um pouco os temos que serão abordados no curso. É mais uma aula motivacional para que eles não desistam do curso com o passar do tempo’’, frisa.

Na área de convivência, os acadêmicos do segundo semestre de Licenciatura em Ciências da Religião, Ingrid Leite, 22, Joseane Soares, 22 e Sergio Júnior de Oliveira, 23, conversavam sobre à produção dos trabalhos passados pelo professor. ''Desde o primeiro dia ele já nos passou trabalhos que faremos pelos próximos meses'', comenta Ingrid.

Para Ingrid, a volta às aulas é momento de renovar os compromissos com o estudo, tirar melhores notas e não perder o foco. ‘’Eu só estudo, então vou me esforçar mais. Me dedicar mais’’, reforça.

Texto: Renata Paes
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa