Uepa lança novo site institucional

Enviado por Ize Sena em Qua, 19/08/2015 - 19:12

O novo endereço na internet foi lançado durante a cerimônia de abertura da I Semana de Comunicação Institucional

Novas abas de serviços, acesso ao acervo das bibliotecas, possibilidade de solicitar online segunda via de certificados, fazer downloads de fotos em tamanho original, sugerir a divulgação de projetos na mídia e conferir a agenda anual dos eventos institucionais. Estas são algumas das novidades do novo site da Universidade do Estado do Pará (Uepa), lançado na tarde de hoje (19), no auditório da Reitoria da Uepa, localizada na rua do Una, bairro do Telégrafo.

A divulgação da nova vitrine online da Universidade integra a programação da I Semana de Comunicação Institucional, que tem como tema Estratégias para Compartilhar Novos Conhecimentos. O primeiro dia do evento contou com a presença do reitor da Uepa, Juarez Quaresma; do secretário de Comunicação do Estado, Daniel Nardin; da assessora de Comunicação da Uepa, Ize Sena; e do diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), Lourenço Monteiro.

Daniel Nardin palestrou aos diretores, coordenadores, servidores e alunos sobre A Comunicação como Ferramenta de Gestão. Ele frisou que a Assessoria de Comunicação (Ascom) deixou de ter só o papel de enviar releases – material jornalístico - às redações. Segundo ele, com o advento da internet, a comunicação ganhou visibilidade. “O público aumentou. O release não é mais suficiente. A internet tem sido o segundo veículo de comunicação mais procurado”, disse o secretário.

Outro ponto destacado pelo secretário foi o gerenciamento de crise dentro das instituições. Para ele, antes mesmo que os boatos negativos se tornem notícia, é preciso que a comunicação atue com transparência. “Enquanto você não chega com a informação, o boato vai se disseminando. É preciso ser rápido e agir com transparência”. Ele ainda parabenizou a Ascom pela iniciativa da I Semana de Comunicação e enfatizou que levará a diante a ideia para outros órgãos do Governo do Estado.

O reitor Juarez Quaresma ressaltou que a criação do novo site era um sonho da gestão. A proposta é que a página aproxime mais ainda a comunidade interna e externa da Universidade. “Graças a Deus esse projeto está concretizado. Queremos comunicar. Mostrar o que a Uepa tem feito. O site foi feito com muito carinho’’.

O representante da Prodepa, Lourenço Monteiro, frisou a parceria de quase um ano entre Ascom e Prodepa para que nesta quarta-feira, 19, a nova página estivesse no ar. “A Uepa tem total independência na manutenção do site. E se a Ascom quiser pensar em novas funcionalidades, é só a gente sentar e conversar. O conteúdo do site foi pensado para atender as normas gerais e de acessibilidade”, destacou.

A assessora de Comunicação, Ize Sena, agradeceu a todos que fizeram o projeto do novo site ser concluído, destacou os desafios da comunicação e reforçou o convite a I Semana de Comunicação. “Agradeço a todos os agentes que fazem parte da comunicação e a todos os colaboradores. Somos uma assessoria para dar conta de toda a Universidade, que tem mais de 16 mil alunos, 20 campi e está presente em dez das doze regiões de integração do Estado. A Semana é para que ocorra interação. Ouvir e ser ouvido. Falaremos sobre  papel estratégico da comunicação. Convidamos todos a se envolverem e participarem”.

Texto: Renata Paes

Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa