Bolsistas conhecem grupos e projetos de pesquisa da Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 20/08/2015 - 00:00
Seminário apresentou relatos de experiências adquiridas por professores e bolsistas envolvidos em pesquisas na Universidade
 
O Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu nesta quinta-feira (20), o Seminário de Acolhimento dos Bolsistas do Programa de Apoio Socioeconômico da Universidade. O tema foi Pesquisa e extensão na Uepa como campos de formação acadêmica: a experiência do Grupo de Estudos da Criança e Adolescente (GECA).
 
O líder do GECA, professor Mário Brasil, ressaltou que a finalidade do grupo, formado por bolsistas, é primar pelo lado socioambiental e cultural. ‘’Queremos desenvolver uma consciência socioambiental e o respeito à diversidade cultural na Amazônia por meio do trabalho com jovens’’.  
 
O coordenador do NAE, Afonso Cardoso, destacou que o Programa não é apenas para dar apoio financeiro ao aluno, mas possibilitar experiências. “Fazer pesquisa e extensão desafia e mobiliza. É muito importante para a formação”.
 
Para o estudante do curso de Licenciatura em Ciências da Religião e bolsista de 2015, Paulo Gomes, o Programa de Assistência Estudantil da Uepa é instrumento de combate a evasão escolar. “ Vai servir para a minha permanência na Universidade, pois se eu não conseguisse, correria risco de trancar o meu curso”, conta.  
 
Durante o Seminário houve também relatos de experiências de outros grupos e projetos de pesquisa, como o  Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social e Empresarial (GEPESE), Práticas Educativas e Saúde em Cuidados na Amazônia (PESCA) e o Grupo de Estudos de Pesquisa em Música (GEPEM). 
 
Em 2013 foi aprovada a Política de Assistência Estudantil no Conselho Universitário (CONSUN) da Uepa. A finalidade é minimizar os efeitos das desigualdades sociais no acesso, permanência e conclusão do ensino superior, e ainda proporcionar condições de permanência dos estudantes nos cursos. Só em 2015 foram ofertadas 350 bolsas estudantis.
 
Texto: Igor Pereira
 
.