Em Belém, o evento ocorreu no ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado no bairro do Marco. Nesta quinta-feira (27), cerca de 12 mil pessoas participaram da programação.
Experimentos, exposição de materiais, desfiles, jogos interativos, pocket shows, karaokê e análise de filmes são algumas das atividades que compõem a Feira de Orientação Vocacional, promovida pela Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), nesta quinta-feira (27). No final da programaçaõ, foram registradas aproximadamente 12 mil pessoas.
Em Belém, a Feira ocorreu no ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado no bairro do Marco. Nos outros campi a programação possui calendário específico. Essa é a oportunidade que os interessados em concorrer a uma vaga no vestibular têm para conhecer os cursos de graduação ofertados pela Uepa. Foram mais de 15 estandes específicos para cada curso, além do estande da DAA onde os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o Processo Seletivo (Prosel), que este ano adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.
A estudante Elaine Santos, que cursa o 2º ano do ensino médio no Colégio Conexão, de Santa Izabel, vai tentar uma vaga pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise) no curso de Terapia Ocupacional e diz que aprendeu “o que o curso faz realmente, pois ajuda as pessoas doentes a se recuperarem, com atividades e exercícios”. Já Izabelle Soares, estudante do 3º ano do ensino médio no Colégio do Carmo em Ananindeua, contou que a Feira “deu uma visão mais ampla do que cada curso realmente tem. Por exemplo, eu pensava que Engenharia Ambiental só mexesse com plantas e o curso vai muito além disso”. Isabelle vai concorrer a uma vaga na Universidade por meio do Prise e do Prosel.
O professor Leandro Garcia Neto, que foi responsável em levar os estudantes do Colégio do Carmo Ananindeua para a Feira, contou que a escola tem o “Projeto de Vida”, que desde o 1º ano do ensino médio até o 3º, possibilita ao estudante uma reflexão sobre o seu futuro, tanto familiar quanto profissional. “A Feira se adequa bem ao Projeto, pois aqui eles podem ver o que cada curso trás de específico e assim possibilitar a sua escolha profissional”, ressaltou Neto. O professor também destacou que essa é uma oportunidade para os vestibulandos perceberem “a quantidade de alunos que o vestibular vai ter e isso pode ser um estímulo a mais para estudarem e se esforçarem”.
A diretora de Acesso e Avaliação da Universidade, Léa Costa, esclareceu que nas Feiras Vocacionais, “o candidato poderá conhecer a produção acadêmica dos cursos oferecidos pela Uepa, obter informações sobre o funcionamento daqueles com que possui afinidades e coletar informações sobre o campo de atuação profissional em que deseja atuar. Para os indecisos, a Feira ainda reserva o espaço de realização do Teste Vocacional, que auxilia o candidato na definição de seu perfil como estudante e na indicação de cursos a ele correlacionados”.
Além dos colégios do Carmo de Ananindeua e Conexão de Santa Izabel, os estudantes dos colégios Impacto; Souza Franco; Elite, do município de Barcarena; Escola Bosque, do distrito de Outeiro; entre outros, marcaram presença no evento, que ocorreu até às 17h desta quinta-feira (27) em Belém.
Confira
Texto: Igor Pereira
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa