O Janela Aberta vai abordar questões relacionadas às pessoas com deficiência auditiva e potencializar a inclusão e o diálogo por meio da fotografia. A programação inclui a mesa redonda LibrArte, que será ministrada pelo curso de Libras da Uepa no dia 4 de setembro
Garantir os valores básicos da igualdade de tratamento e a oportunidade da justiça social, do respeito à dignidade e do bem estar, seja na educação, saúde ou trabalho, são os objetivos da Lei nº 7.853 de outubro de 1989 que estabelece o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas com deficiência. Já o decreto nº 5.296 de 2004, garante a acessibilidade das pessoas com deficiência, seja no atendimento prioritário, nos projetos arquitetônicos e no uso de equipamentos eletrônicos.
A partir desses direitos garantidos por meio de Leis e Decretos, a Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), promove o evento Janela Aberta. O objetivo é discutir questões relacionadas às pessoas com deficiência auditiva e potencializar a inclusão e o diálogo por meio da fotografia. O título é inspirado no poema do poeta paraense Vasco Cavalcante e faz uma metáfora com o otimismo e esperança.
A professora do curso de Libras da Uepa e representante da Universidade no evento, Rita Bentes, conta que o trabalho será feito “a partir dessa relação ouvinte/surdo, e busca não focar em apenas um lado, pois o nosso curso é constituído a partir dessa integração”. Rita Bentes também ressalta que “a parceria com a FCP nos interessa porque temos disciplinas relacionadas a esse aspecto que vai além da língua”.
A programação inclui a mesa redonda LibrArte, que será ministrada pelo curso de Libras da Uepa. O objetivo é ensinar os sinais básicos da Linguagem Brasileira de Sinais com expressões faciais retratadas em temas cotidianos e sinais de identidade. A oficina é gratuita e ocorre no dia 4 de setembro, das 14 às 18h com inscrições feitas na Casa das Artes (Antigo IAP).
Além da LibrArte, as atividades do Janela Aberta incluem a oficina de fotografia Luz Silenciosa e a mesa redonda Acessibilidade e Arte: tudo a ver. Os módulos da oficina de fotografia serão ministrados pelo projeto FotoLibras, de Recife e pela associação FotoAtiva, de Belém, que também são parceiros do evento.
Serviço: As atividades do Janela Aberta são gratuitas e ocorrem na Casa das Artes (Antigo IAP) da Fundação Cultural do Pará, localizada na praça Justo Chermont, ao lado da Basílica de Nazaré. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (91) 3202 4350 e (91) 3202 4363.
Texto: Igor Pereira
Foto: Miguel Alves/Ascom-Uepa