Jornada debate trajetória, memória e perspectivas do curso de Ciências da Religião

Enviado por Ize Sena em Qui, 17/09/2015 - 11:35
A programação conta com discussões sobre identidade das tradições religiosas, pesquisa e extensão e o cenário atual da ciência da religião do Brasil, além de discutir as ações do curso de Ciências da Religião da Universidade ao longo de sua existência
 
 
No mês de setembro, o curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa) completa 15 anos. Para comemorar esta caminhada, o curso promove a jornada acadêmica Trajetória, Memória e Perspectivas, de 28 a 30 de setembro no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa.
 
Palestras, mesas redondas, relatos de experiências e apresentações culturais fazem parte da programação que irá abordar assuntos como a identidade das tradições religiosas, pesquisa e extensão e o cenário atual da ciência da religião do Brasil, além de discutir as ações do curso de Ciências da Religião da Universidade ao longo de sua existência. 
 
“Uma das características do curso e de sua comunidade acadêmica são o dinamismo e a ousadia. Ao longo desses 15 anos de existência travamos uma luta intensa para legitimar nossa identidade enquanto licenciatura e equipar o curso com materiais necessários”, conta a coordenadora do curso, Maria de Lourdes Santos.
 
A defesa do ensino religioso laico nas escolas do Brasil é uma das pautas que docentes e discentes do curso estão inseridos. Além da laicidade no ensino, os cientistas da religião estão inseridos na defesa da “participação efetiva nas discussões do Plano Nacional de Educação nos âmbitos municipal, estadual e nacional na defesa de políticas que respeitem a diversidade religiosa na escola e a formação de professores” destaca Maria de Lourdes.
 
Curso pioneiro
O curso de Ciências da Religião da Uepa é o primeiro curso de licenciatura plena voltado para a religião oferecido por uma instituição de ensino superior pública no país. “O curso tem como objetivo geral formar profissionais para exercerem de forma competente, a docência, a pesquisa e a assessoria na área das ciências da religião, numa perspectiva prático-reflexiva”, ressalta a coordenadora do curso. 
 
Projetos de pesquisa e extensão também fazem parte da formação do estudante, a exemplo do Cine Africanidade: Um encontro de Saberes e o projeto Cine vai a Escola, que tem como objetivo combater a intolerância religiosa no âmbito escolar. Além do curso de graduação, desde 2011 a Universidade oferta o Mestrado em Ciências da Religião, cujo Processo Seletivo 2016 está com inscrições abertas até o dia 9 de outubro
 
Participe!
Estudantes, professores, egressos do curso e interessados na compreensão e pesquisa do fenômeno religioso podem participar da jornada Trajetória, Memória e Perspectivas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de setembro pelo e-mail crelig15anos@gmail.com. Ao todo são 300 vagas. Todas as atividades ocorrem no auditório Paulo Freire, no CCSE da Uepa, que fica localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo, em Belém. 
 
 
Texto: Igor Pereira
Foto: Arquivo Ascom-Uepa