Alunos do Mestrado em Ensino da Matemática participam de Aula Inaugural

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 17/09/2015 - 00:00

Renomado doutor em Educação Matemática, Marcelo Borba, participou de aula inaugural da pós-graduação da Uepa, nesta quinta-feira, 17 de setembro

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) deu as boas-vindas, nesta quinta-feira (17), aos aprovados no primeiro Processo de Seleção do Mestrado Profissional em Ensino da Matemática. A Aula Inaugural, realizada na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), trouxe a Belém o renomado educador matemático, professor Marcelo Borba, autor das obras  Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática e Educação a Distância Online

Ele estimulou os estudantes a relatarem os motivos de concorrerem às vagas do Mestrado, assim como os desafios que terão pela frente até a fase final do curso. "É verdade que as demais regiões, Sul e Sudeste se destacam em produções científicas de mestrados e doutorados. Essa é a oportunidades que vocês têm de construir isso aqui no Pará. Não importa que linha vocês sigam e até se for no uso da matemática nas regiões ribeirinhas. Tenham em mente um problema e encontrem as soluções para ele", enfatizou

Baseado em perguntas, coleta de dados, análise, revisão de literatura, referencial teórico e tecnologias, ele ainda apresentou a Pesquisa em educação matemática e sala de aula,  sobre o uso de computadores para ensinar funções no ensino médio e como as tecnologias digitais têm sido utilizadas nas licenciaturas de matemática a distância.

O professor de matemática, Zildomar Rodrigues, 27, está animado com a pós-graduação e espera concluir com êxito o projeto de pesquisa de “Ensino da matemática por meio de dobraduras”, submetido por ele. “Quero obter mais conhecimento, assim como todo mundo, e levar o que aprendi para dentro da sala de aula”, diz ele.

O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática foi implantado este ano na Universidade do Estado do Pará (Uepa). O primeiro edital foi publicado em junho e ofertou 30 vagas em duas linhas de pesquisa: Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Fundamental e Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Médio. O certame foi composto por quatro fases, prova escrita, proposta de pesquisa, entrevistas e avaliação do currículo. O resultado final foi divulgado em 8 de setembro. 

Texto: Renata Paes
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa