Encontro debate os desafios da formação de professores

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sáb, 19/09/2015 - 15:36

Palestra de abertura abordou assuntos como a educação no século XXI, o diálogo entre as escolas e universidades e a formação diferenciada de professores na Amazônia

O I Encontro de Iniciação à Docência promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Coordenação Institucional do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), se iniciou nesta quarta-feira (23). O primeiro dia de atividades debateu os Desafios e caminhos para a formação de professores no contexto amazônico.. A programação segue até a próxima sexta-feira.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora do Instituto Federal do Pará (IFPA), Rita Alencar, que abordou assuntos como a educação no século XXI, o diálogo entre as escolas, universidades e a formação diferenciada de professores no Amazônia. “ Historicamente, nossa região enfrenta problemas relacionados a terra, a biodiversidade. Daí a necessidade de esclarecer os professores sobre esses temas”, diz ela.

Para Rita Alencar, o Pibid é uma ferramenta importante para a formação dos professores, levando em conta a diversidade educacional que o Programa proporciona. “Hoje temos profissionais que atuam em diversas áreas, como a educação para indígenas, ribeirinhos, educação à distância, por isso temos que formar profissionais que deem conta dessa variedade de temas”, esclarece Rita.

Em saudação aos estudantes, o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, ressaltou que o Pibid é um programa fundamental para a Universidade. Já o coordenador do Programa, Ruy Castro, destacou que além de possibilitar uma vivência acadêmica dos estudantes fora da sala de aula, o Pibid também garante a qualidade na educação básica.

A acadêmica do curso de matemática do campus Vigia, Lenita Palheta, relata que o Programa possibilita um contato melhor dos alunos com a realidade escolar. “ Há necessidade de buscar novas metodologias que possibilitem uma melhor relação de ensino e aprendizagem”. Lenita atua em duas escolas do município de Vigia, e desenvolve aplicações práticas em trigonometria, geometria plana e espacial, ao usar jogos lúdicos.

A Uepa faz parte do Pibid desde 2011. Começou com seis projetos nas áreas de Matemática, Música e Educação Física. No ano seguinte ampliou-se para doze, incluindo as áreas de Química e Biologia. Em 2014, a Universidade submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) quinze projetos que foram avaliados e aprovados. Atualmente, 300 bolsistas fazem parte do Programa de Iniciação Científica.

Serviço: O I Encontro de Iniciação à Docência ocorre nos dias 23, 24 e 25 de setembro, a partir das 8h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo. Todos os bolsistas estão automaticamente inscritos.

Mais informações: (91) 3233-7606 ou pelo e-mail pibid.uepa@gmail.com

Texto: Igor Pereira