Retomada obra do Ambulatório de Clínicas do CCBS

Enviado por Josi Mendes em Seg, 28/09/2015 - 17:17

Operários trabalham para limpeza do local e retirada de entulhos. Nova empresa responsável terá quatro meses para concluir a fundação do prédio e construir a laje do pavimento térreo

 

As obras para construção do Ambulatório de Clínicas Básicas e Especializadas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foram retomadas neste mês de setembro, após conclusão de um processo licitatório para contratação de nova empresa especializada na prestação do serviço. O orçamento foi oriundo do Governo do Estado, após diversas reuniões do Reitor Juarez Quaresma com o Governador que compreendeu a importância da obra para a melhoria continuada do ensino em saúde no nosso Estado.

Operários trabalham no local para limpeza da área, retirada de entulhos e drenagem da água. Este será o primeiro passo para levar a obra à diante. Também já foi construído o barracão, que servirá de escritório, almoxarifado, depósito e área de vivência, e colocada a placa de identificação da obra, voltada para a avenida Almirante Barroso.

Nesta primeira etapa de retomada da obra, orçada em R$ 1.480.684,96, a empresa responsável irá concluir a fundação, o piso e a estrutura do subsolo e a laje do pavimento térreo, além de realizar serviços hidráulicos e sanitários. De acordo com o cronograma firmado entre a Uepa e a empresa, a obra será executada em quatro meses.

Na última semana, houve uma reunião entre o engenheiro responsável pela primeira parte da obra, realizada ainda em 2009; o atual arquiteto residente, Hélio Oliveira; e o coordenador de Engenharia e Arquitetura da Uepa, Mauro Bevilaqua para socializar detalhes técnicos sobre o que já foi feito e quais os rumos para continuar, além de uma visita técnica na obra.

“Verificamos a referência de nível, o nível de piso e de viga e nos apresentaram o que está pronto ou não na parte de fundação. São questões técnicas e fundamentais para a continuidade da obra, que já tem uma parte feita. Se não tiver planejamento e coordenação, não começa”, informou Hélio Oliveira, com base nos projetos arquitetônico e estrutural.

Na avaliação do coordenador de Engenharia da Uepa, Mauro Bevilaqua, “esse é um momento importante para as etapas subsequentes, pois a obra está há muito tempo parada, exposta à sol e chuva, então estamos tomando precaução. A proposta é que em 2016 se conclua esta etapa estrutural para dar continuidade às demais para deixar o prédio em condições”.

O Ambulatório de Clínicas Básicas e Especializadas do CCBS terá quatro pavimentos, sendo subsolo, térreo, primeiro e segundo piso, para abrigar consultórios e laboratórios de análises clínicas e patologia. O complexo irá oferecer atendimento nas áreas de Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Cardiologia, Pneumologia e Psicologia e servirá como campo de atuação de estágios para os diversos cursos da área de saúde.

Texto: Ize Sena

Foto: Antônio Carvalho