Joias de Nazaré tem como inspiração a luz de Maria

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 01/10/2015 - 15:35

Joias em ouro e prata, com matéria-prima diferenciada, pedras preciosas (gemas minerais, orgânicas e vegetais) e design contemporâneo vão compor a tradicional mostra em homenagem ao Círio de Nazaré, festividade em honra da padroeira dos paraenses

 

Com o tema Maria traz a luz do mundo, a exposição Joias de Nazaré 2015 estará aberta ao público a partir do dia 1º e vai até 31 de outubro, na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto (ESJL). Criadas por integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, as temáticas das joias foram concebidas durante o Workshop, realizado em julho passado, com consultoria de Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que assina a direção artística da mostra há 7 anos.

O tema deste ano também foi definido durante as aulas do workshop. “Maria, luz do mundo, tem relação com o tema do Círio 2015, Maria, Mulher Eucarística. Ao todo, foram criados 178 projetos de joias para a Coleção de 2015. Colares, anéis, pulseiras, braceletes, brincos e pingentes estão entre as joias que compõem o acervo da 12ª mostra.

A professora Rosângela Gouveia comenta o diferencial das peças deste ano. “O que é de novidade na exposição é que nós trabalhamos desde Maria jovem, antes de ela casar, até o final da vida dela no planeta Terra, que foi o momento de ascensão de Maria. Retratamos o nascimento de Jesus, crucificação de Cristo. No entanto temos peças de crucifixos, que antes não produzíamos. O ponto central é Maria. Ela com o menino Jesus quando bebê, até quando ela vai para os céus e é coroada como rainha“, explica.

O bracelete Passagens  foi a peça selecionada para estampar o convite do evento. O peça retrata os vitrais da Basílica de Nazaré como forma de traduzir a fé do paraense. A criação é do designer Felipe Braun.

Serviço:

Exposição “Joias de Nazaré 2015”, do Polo Joalheiro do Pará. De 1º a 31 de outubro, na Casa do Artesão, localizada na Praça Amazonas, bairro do jurunas, no horário diferenciado de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. No sábado (10), véspera do Círio, o funcionamento será das 9h às 15h, e no domingo do Círio (11), das 14h às 18h. O espaço não abrirá no dia do Recírio (26). Entrada franca.

Texto: Miguel Alves

Foto: Carlos Sodré/Secult