Toda a programação é gratuita e ocorre no Museu de Arte Sacra, em Belém
Como forma de homenagear a padroeira da Amazônia, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, na próxima quarta-feira, dia 7 de outubro, no Museu de Arte Sacra, o Encontro dos Corais com o tema Vozes em Harmonia com Maria. Fazem parte do encontro os Corais Madrigal e Carlos Gomes.
A programação, que é gratuita, faz parte do Círio de Todos os Timbres, evento que ocorre anualmente e promove o fomento da cultura paraense por meio do canto. Este ano, o projeto da Uepa chega à quarta edição.
A coordenadora do projeto, professora Ana Telma Monteiro, explica que o objetivo do evento é fortalecer a cultura local. “O intuito do evento é homenagear Maria, por meio do canto sacro, e propagar a cultura do Pará aos turistas e a todos que participam do Círio”.
Com quatorze anos de formação, o Coro Carlos Gomes é composto por professores, alunos e convidados do Conservatório Carlos Gomes. O grupo propõe a disseminação da cultura musical a partir de apresentações no âmbito da rede pública de ensino e projetos pedagógicos. O repertório será composto pelas musicas Ave Maira, de Jacob Arcadelt; alma redemptoris, entre outras músicas sacras.
O Coral Madrigal da Uepa existe há mais de 14 anos, conta com doze membros que são alunos da Universidade, além do pianista co-repetidor, Humberto Azulay e do regente, professor Adnaldo Souza. No evento serão apresentadas músicas do período medieval, renascença e barroco, como Pater Mi, Bajulans, Filial Jerusalem, Popule Meus, entre outras.
A apresentação em homenagem à Nazaré ocorre às 18h, no Museu de Arte Sacra, localizado na praça Dom Pedro II, s/n, bairro: Cidade Velha. A participação é gratuita e aberta a todos.
Círio de Todos os Timbres
O objetivo do evento é promover um trabalho com a sociedade, por meio das linguagens artísticas, dentre as quais se destacam a música, fotografia, poesia, teatro e dança.
Iniciou a programação no último dia 2, sexta-feira, no espaço São José Liberto, localizado na praça Amazonas. Foram realizadas apresentações de Corais, grupos musicais da Juventude das Paróquias e bandas, além de exposições, poesias, danças e fotografias para a comunidade paraense que lotou o espaço.
Texto: Alberto Dergan