A 2ª Corrida Universitária de Marabá, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já está nos últimos preparativos para a realização. As inscrições presenciais encerraram, depois de superar as expectativas de números de inscritos. A corrida será neste final de semana, no dia 15 de abril.
O evento já tem a mobilização de vários grupos de corrida, atletas e grupos militares que confirmaram presença. O egresso da turma de 2010, do curso de Licenciatura em Educação Física, Gilberto Ferreira, é responsável pelo grupo de Corrida VIVA +, um dos participantes da corrida e que sempre está envolvido em competições desde 2012. “Estamos treinando desde o início do ano, um ciclo de treinamento almejando todos os eventos do 1º semestre. Para a corrida universitária vamos com cerca de 60 atletas” explica ele. O professor ressalta a importância da programação. “É um evento de muita importância pra cidade, pois além de envolver a sociedade local, envolve também toda a comunidade acadêmica” afirmou.
A coordenadora do campus de Marabá, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, contou que o número de inscritos superou o do ano passado na primeira edição da corrida. “Isso é muito bom porque remete o sucesso da primeira corrida. Montamos toda uma estrutura, com pré-aquecimento, pontos de hidratação, medalhas, camisas, sacolas, espaço kids, guarda volume e café da manhã, isso tudo gera uma expectativa com esses serviços” explica ela. A coordenadora contou o principal objetivo da atividade. “O principal é incentivar a prática de atividade física no meio acadêmico, já que consideramos que deve fazer parte de todo o ser humano. Isso também será uma forma de divulgar a instituição pra dentro de marabá” finalizou.
Em 2016, o Journal of the American Medical Association divulgou um estudo que afirma que praticar corrida de rua pode diminuir em 44% a chance de morte prematura e aumenta expectativa de vida em seis anos (para homens) e em cinco (para mulheres). Isso porque o hábito de correr melhora as funções cardíacas, respiratórias, absorção de oxigênio e reduz a pressão arterial. Por essa razão, a Corrida Universitária de Marabá tem como objetivo fortalecer o exercício da cidadania, a promoção à saúde e o estímulo ao movimento esportivo entre os universitários e a comunidade local.
No ano passado, a primeira edição do evento contou com quase 400 corredores, entre eles, veteranos com mais de 60 anos e deficientes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e pelo Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (Cap). Entre as novidades, está o aumento do número de categorias. Este ano, os inscritos serão divididos entre: Universitários (masculino e feminino); atletas de 18 a 35 anos (masculino e feminino); atletas acima de 36 anos (masculino e feminino); e atletas com deficiência. Além disso, este ano o evento concederá isenção para os cinco primeiros inscritos da categoria de atletas com deficiência.
A corrida terá início às 6h30 e percurso total de sete quilômetros. Entre as atividades concedidas aos competidores estão: café da manhã com frutas, seis pontos de hidratação e massagem após a corrida.
Serviço:
2ª Corrida Universitária de Marabá
Data: 15/04/2018
Hora: 6h30
Para mais informações: sites.minhasinscricoes.com.br/2CorridaUniversitariadeMaraba